TRÂNSITO - 10/04/2023 14:08

Atenção, pilotos! Novas normas de capacete para motos!

Os motociclistas devem ficar atentos às mudanças nas regras do Contran sobre a utilização adequada do capacete.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução / Portal do Trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, em dezembro de 2020, a Resolução nº 798, que determina novas regras para a utilização correta do capacete no Brasil. A medida entra em vigor em abril de 2023 e vai padronizar os critérios de fiscalização e orientação dos motociclistas.

O uso do capacete é um dos principais fatores de segurança para os motociclistas e passageiros do veículo. Mesmo assim, muitos desses condutores e garupas não utilizam o equipamento da maneira adequada, o que compromete a sua eficácia em caso de acidentes.

Agora, com a padronização do Contran, saiba o que muda nas normas do uso de capacete, como elas afetam os motociclistas e passageiros, bem como quais as consequências para quem for pego em desacordo com as medidas.

Mudanças no uso de capacete no Brasil

Inicialmente, cabe destacar que o uso do capacete segue sendo obrigatório no Brasil, da mesma forma que era antes. Mesmo assim, os motoristas devem conhecer as mudanças que buscam garantir uma maior segurança no trânsito para todos.

Uma das mudanças é a necessidade do selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que comprova que o capacete possui todas as especificações adequadas, como o nível de segurança e afins.

Além disso, o item deve estar bem preso à cabeça do piloto e dos passageiros de motocicletas, com a cinta no pescoço bem fixa, de modo que não escorregue. A viseira continua obrigatória, podendo ser substituída por um óculos de proteção nos modelos de capacete que não contam com o item.

Além das mudanças no uso de capacetes, a resolução obriga também a instalação de componentes reflexivos nas laterais e partes de trás da motocicleta, facilitando a visão dos demais motoristas durante a noite.

O não cumprimento de qualquer uma dessas mudanças, que entram em vigência já em abril deste ano, pode acarretar multas e pontuação anotada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator.

Fonte: Capitalist
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...