O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, que visa conscientizar a sociedade sobre o autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Nesse sentido, na última quinta-feira, 06 de abril, a Secretaria de Educação e Cultura realizou uma formação continuada destinada às profissionais assistentes educacionais e auxiliares de ensino da Rede Municipal de Educação de Descanso.
O objetivo foi capacitar os profissionais acerca do autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, que aparecem no cotidiano das escolas. A formação foi ministrada pela equipe psicossocial da Secretaria, composta pelo psicólogo Marcos André Dessanti e pela assistente social Indiane Inês Scopel.
Dentre os temas abordados na capacitação estavam as políticas e leis atuais da inclusão escolar, dados gerais dos transtornos do neurodesenvolvimento, diagnóstico educacional e instrução técnica para melhor acolher os alunos com essas condições.
Para o psicólogo Marcos André Dessanti, a formação foi fundamental para garantir uma maior inclusão e valorização da comunidade escolar. "As atividades contemplaram temas importantes para melhor compreender e lidar com os alunos que possuem transtornos do neurodesenvolvimento. É fundamental que os profissionais da educação estejam preparados para acolher e educar esses alunos de forma inclusiva e adequada", destaca.
O secretário de Educação, Máicon Rosin, também ressalta a importância da capacitação. "Com esse treinamento os profissionais estão mais preparados para identificar as necessidades específicas de cada aluno e desenvolver estratégias pedagógicas adequadas para o seu aprendizado. Dessa forma, vamos garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos”, finaliza.