operação Bolsa Limpa i - 11/04/2023 21:25

Instituições de ensino superior de Chapecó se manifestam sobre desvio de verbas do Uniedu

A operação Bolsa Limpa investiga casos de desvio de verba do Uniedu. Uma instituição de ensino de Chapecó foi algo da ação
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Dinheiro do Uniedu desviado por faculdade de Chapecó supera R$ 100 mil. — Foto: Polícia Civil/Reprodução

Uma operação da Polícia Civil gerou repercussão em Chapecó/SC durante essa terça-feira (11). A investigação aponta que um grupo é suspeito de desviar recursos do programa Uniedu, usados para custear bolsas de estudos para alunos carentes. Após a divulgação da informação, algumas instituições de ensino superior se manifestaram e repudiaram o esquema de corrupção.

Conforme informado pela polícia, deve passar de R$ 100 mil o total de recursos de bolsas de estudo desviados por uma faculdade de Chapecó. A investigação dura três meses e iniciou após a denúncia feita por alunos ao MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Quatro pessoas são suspeitas dos crimes, entre elas, o dono da instituição.

A operação, chamada de “Bolsa Limpa”, é realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das equipes da DIC (Divisão de Investigação Criminal), com apoio da Polícia Científica, de Policiais Civis do Saer e DPCami.

A Polícia Civil divulgou que a faculdade, que fica localizada no bairro Efapi, oferece graduação e pós-graduação na forma presencial e híbrida. O nome do estabelecimento de ensino não foi informado.

Confira a nota das instituições:

Unochapecó 

“A Reitoria da Unochapecó vem a público manifestar-se sobre a divulgação da ação realizada nesta terça-feira (11/04), pela Polícia Civil de Santa Catarina, que deflagrou a ‘Operação Bolsa Limpa’, a qual informou que se referia a “uma universidade localizada no Bairro Efapi”, o que, de certa forma, gerou mal entendido e incompreensão por parte da imprensa e da população regional.

Em conversa com o Delegado de Polícia Civil de Chapecó, responsável pelo caso, houve esclarecimento de que a investigação se refere a uma instituição particular de ensino superior, com endereço no bairro Efapi. Reitera-se que os fatos não possuem qualquer vinculação com a Unochapecó.

Esclarecemos que as Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ICES) possuem um modelo público não-estatal e que o cuidado com os recursos públicos passa por um efetivo controle social interno e externo. A Unochapecó tem suas contas e ações acompanhadas pelo Ministério Público.

Para a Unochapecó, e, de um modo geral, para as Comunitárias, a transparência, a retidão e a ética são valores cultivados e que não condizem com os fatos noticiados pela Polícia Civil.

Apoiamos toda e qualquer medida que envolva o combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos, ainda mais quando relacionados a bolsas de estudos, tão necessárias para permanência, inclusão social dos estudantes e sucesso da educação em Santa Catarina e no país”.

Unopar

“Em razão da operação Bolsa Limpa deflagrada pela Polícia Civil hoje pela manhã em uma universidade em Chapecó e principalmente, por inúmeros boatos e falsas afirmações que estão circulando na região mencionando que a Unopar seria o alvo da operação, esclarecemos e afirmamos: A Unopar NÃO é a universidade investigada nessa operação. Lamentamos ainda que essas falsas afirmações acabam denegrindo a imagem da Unopar que em seus 50 anos de existência sempre primou pela ética, pela moral, pela transparência e cumprimento das leis”.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...