A Administração Municipal de São Miguel do Oeste debateu, na tarde desta terça-feira (11), com autoridades da Polícia Civil, Polícia Militar e Exército, uma série de ações para melhorar ainda mais a segurança de creches e escolas do município.
O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito, Wilson Trevisan, e contou com a presença do comando das três instituições da área da Segurança Pública, além de representantes das secretarias municipais de Educação e de Planejamento.
De acordo com Trevisan, uma das principais ações terá como foco a infraestrutura das escolas e creches, seja com cercamento, portões eletrônicos e demais mecanismos que possam controlar o acesso a estes ambientes.Além disso, o Município irá contratar seguranças para os educandários e instalar botões de acionamento da PM em todas as escolas e creches, para serem utilizados em casos de emergência.
A Polícia Militar informou que já está realizando rondas nas proximidades de escolas e creches, e que irá intensificar a orientação às equipes. A Polícia Civil, além de sugerir pequenas mudanças estruturais nas unidades educacionais, colocou-se à disposição para o fornecimento de dados de estudos de inteligência para capacitação dos educadores.
O 14º RCMec, já na próxima semana, em que se comemora o Dia do Exército, realizará um roteiro de palestras nas escolas, e também orientará a criação de planos de segurança orgânica nos educandários, a fim de permitir que os padrões estabelecidos dos grupos de medidas de segurança sejam efetivamente alcançados.