A Defesa Civil emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, em especial, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ainda, segundo o órgão, as chuvas e temporais se estendem para as demais regiões do Estado no decorrer da noite.
Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas serão em elevação ao longo do dia. As temperaturas máximas à tarde chegam aos 30°C no Extremo Oeste e aos 32°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nas outras regiões do Estado, as máximas oscilam entre 25°C e 29°C.
Condição do vento e do mar
Na região do Litoral, os ventos sopram de quadrante Sul, com intensidade moderada e rajadas chegando aos 55 km/h a partir da tarde.
Sexta-feira de tempo instável em todo o Estado
Ainda, de acordo com o órgão, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, há também, condições para chuva intensa com volumes altos em curto espaço de tempo. Com isso, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
O amanhecer com temperaturas entre 17 e 21°C na maior parte do Estado e entre 12 e 15°C nos planaltos catarinenses. Na parte da tarde, as máximas variam de 22 a 26°C no Oeste, entre 16 e 20°C no Litoral e Vale do Itajaí, e não passam dos 16°C no Planalto Sul.
O sábado (15), será de tempo instável no Litoral e áreas próximas, com muitas nuvens e chuva persistente. A Defesa Civil aponta a possibilidade de risco moderado a localmente alto para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos por causa das chuvas.
Já nas regiões dos planaltos ao Extremo Oeste catarinense, de acordo com o órgão, há condições para pancadas de chuva e temporais isoladas entre a tarde e a noite de sábado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao tempo.
O amanhecer terá as temperaturas mínimas variando entre 10 e 14°C nos planaltos, entre 15 e 18°C do Extremo ao Meio-Oeste, e oscilam em torno de 18°C no Litoral. À tarde, as temperaturas não passam dos 24°C em todo Estado, sendo que nos planaltos não chegam a 20°C.