Deise Bach/Rádio Líder/WH Comunicações
Alunos do 1ª ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete de Maravilha, criaram cartazes que foram fixados no portão de entrada da instituição de ensino, com o intuito de chamar a atenção para a insatisfação na aplicação do novo ensino médio.
De acordo com eles, o modelo de ensino é ineficaz diante da ausência de profissionais qualificados. Ademais, o projeto visa a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, entretanto, ainda segundo os alunos, a carga horária excedente causa prejuízos a formação profissional.
Outra preocupação, é com o cronograma de estudos para o ENEM, o qual fica prejudicado diante da grade curricular que deve ser preenchida.
O assunto em questão tem gerado discussões a nível estadual e nacional.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou na quarta-feira (12/04/23) que a “preocupação” com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as “distorções” na implementação do Novo Ensino Médio motivaram a suspensão do cronograma do novo modelo. A decisão do governo barrou mudanças previstas para a edição do Enem em 2024.
Nesta quinta-feira (06/04/23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou a revogação do Novo Ensino Médio. Afirmou que o governo deve discutir o modelo com entidades ligadas à educação para elaborar uma proposta “que deixe todas as pessoas satisfeitas”.