Esta semana em Santa Catarina vai começar com o tempo fechado e o risco de temporal e queda de granizo. A Defesa Civil alerta que já a partir deste domingo (16) as instabilidades e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre as costas de SC e do RS deixam o tempo chuvoso em todo o território catarinense.
A previsão é de que estas chuvas ocorram de forma intensa e volumosa, especialmente no Centro e Norte do Estado, e também na forma de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Ainda conforme o órgão, é preciso ficar atento, já que o risco é alto para ocorrências de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e destelhamentos. No litoral e áreas próximas, embora a chuva forte chegue apenas no final da tarde, o restante do dia será de tempo encoberto e chance de chuviscos a qualquer hora.
Umidade amazônicaAo longo da madrugada da segunda-feira (17), as chuvas fortes devem seguir ocorrendo no Norte do estado. A partir da manhã, a área de baixa pressão se afasta em direção ao mar, mas segue direcionando a umidade da região amazônica para SC.
Isso deixa o tempo nublado a encoberto no Estado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia em todas as regiões. O risco é baixo para ocorrências como deslizamentos, se os altos volumes previstos para o domingo se confirmarem.Os ventos sopram de sudoeste no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com intensidade moderada e rajadas que podem passar de 55 km/h.
Se o tempo deu uma trégua na segunda, na terça-feira (18), novas instabilidades e a umidade vinda da região amazônica voltam a provocar chuvas fortes do Centro ao Norte do Estado já durante a manhã.O risco é alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No Extremo Oeste, Oeste e sul do estado, o dia deve ser de tempo nublado a encoberto, com chance de chuvas ao longo do dia, mas com intensidade fraca e risco baixo para ocorrências.
A previsão para a quarta-feira (19) é de chuva fraca, porém as temperaturas devem baixar, já que uma massa de ar frio avança a partir do oeste do Estado. O amanhecer da quinta-feira (20) já deve contar com registro de geadas nos planaltos catarinenses e temperaturas negativas na serra.