Fiscalização acontece em todo país a partir desta quinta-feira (Fotos: PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a partir da meia-noite desta quinta-feira, dia 20, a Operação Tiradentes em todo o Brasil. A fiscalização se estende até 23h59 de domingo, dia 23. Com o feriado prolongado, a tendência é que haja aumento da circulação de veículos durante os quatro dias.
A previsão de tempo bom também deve atrair turistas para as praias, segundo a PRF. Com isso, as BRs 101, 282, 470 e 280 devem registrar o maior fluxo de veículos, com possibilidade de congestionamentos nesta quinta-feira, a partir das 16 horas, e principalmente no retorno do feriadão, entre 14 e 22 horas de domingo.
A mesma mobilização já executada na Operação Semana Santa será mantida e as equipes concentrarão a fiscalização em locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes, de acordo com boletins do órgão.
O objetivo é diminuir o número e letalidade dos acidentes e garantir segurança no trânsito através do controle do excesso de velocidade, prevenção de ultrapassagens indevidas, direção sob influência de álcool e uso inadequado do cinto de segurança.
Acidentes em SC
No feriado de Tiradentes do ano passado, a PRF registrou 93 acidentes nas rodovias federais de Santa Catarina, nos quais 110 pessoas ficaram feridas e três morreram no local.
Restrição de tráfego
Para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir o risco de acidentes, haverá restrição de tráfego para veículos de cargas excedentes, ou seja, que ultrapassam as dimensões máximas permitidas e que precisam de AET (Autorização Especial de Trânsito), nos seguintes dias e horários:
► Quinta-feira, 20/04, das 16h às 22h;
► Sexta-feira, 21/04, das 06h às 12h;
► Domingo, 23/04, das 16h às 22h.
Em Santa Catarina, esta restrição vale apenas para as BRs 116, 280, 282 e 470.
Ocorrências sem gravidade
Em caso de acidente sem vítimas, somente com danos materiais e em que o veículo possa continuar rodando com segurança, o motorista envolvido tem a obrigação de liberar a via. Ele também pode optar por fazer o registro da ocorrência em casa, pela internet, preenchendo a Declaração de Acidente de Trânsito (DAT). O documento tem valor legal, é reconhecido por outros órgãos e seguradoras.