Santa Catarina tem 224 vagas reservadas no novo edital do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. O documento prevê que os profissionais enviados ao Estado atuem em 114 municípios. O programa foi retomado oficialmente em março deste ano.
Cada cidade catarinense vai contar com, no mínimo, um médico do programa, sendo que 15 delas terão pelo menos quatro médicos. Itajaí é o município com mais postos e lidera a lista, com 13 vagas. Na sequência aparecem Brusque (9), Blumenau e Palhoça (8), Içara (7) e Braço do Norte, Chapecó, Florianópolis e Mafra (com 5 cada).
Em todo o país, serão 6.252 vagas para atender 2.074 municípios. Na esfera dos municípios atendidos, Manaus (AM) detém maior número de vagas. Para a capital do Amazonas estão previstos 256 profissionais — mais do que o total para Santa Catarina.
Para atender as regiões que mais precisam, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas, como a situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e dificuldade de provimento de profissionais.
O programa prevê, ainda, a abertura de 15 mil novas vagas até o fim deste ano. A meta é chegar a 28 mil profissionais em todo o país, levando-se em conta os contratos ainda ativos, com presença principalmente em áreas de extrema pobreza. As bolsas são de cerca de R$ 12,8 mil, acrescidas de ajuda de custo de moradia.