Após a tragédia que ocorreu em Blumenau o Governo Municipal anunciou algumas ações para aumentar a segurança nas escolas, e com a audiência pública realizada no dia 13 de abril algumas prioridades foram elencadas. Nesse sentido, ao longo desta semana todas as escolas municipais contarão com vigilante.
Além disso, na última quinta-feira, 20 de abril, o prefeito Sadi Bonamigo, o Secretário de Educação, Máicon Rosin, equipe de engenharia da Prefeitura, comandante da Polícia Militar Ederson Luiz Filimberti e um Policial Militar visitaram três escolas municipais: a Escola Paulo Henrique Pissaia, a Creche Professora Gracinha e a Escola Getúlio Vargas. Durante essa semana, a mesma visita será realizada no CEI Judit Ângela Balbinot Prigol do Distrito de Itajubá e na Escola Cachoeirinha.
“O objetivo das visitas foi identificar pontos vulneráveis que precisam de mudanças para aumentar a segurança dessas escolas. Um exemplo de mudanças elencadas é a altura de muros e grades para inibir ações criminosas”, declara o secretário Máicon Rosin.
Já no dia 04 de maio, a Polícia Militar fará um treinamento para todos os profissionais de educação do município sobre o que fazer e como agir em situações de risco, invasões ou atentados nas unidades escolares. "O objetivo é fornecer ferramentas e conhecimentos necessários para que eles possam tomar decisões seguras e eficazes em situações de emergência, garantindo maior segurança de todos os alunos e servidores das escolas", informa Rosin.
Bonamigo destaca que com a implementação dessas medidas, espera-se garantir um ambiente escolar mais seguro. “A segurança nas escolas passou a ser uma prioridade para o nosso governo e estamos empenhados em garantir uma maior segurança nesses espaços. A tragédia ocorrida em Blumenau nos mostrou a importância de agir rápido e tomar medidas efetivas para proteger nossos alunos e profissionais das unidades escolares”, finaliza.