Mais uma vez a Serra catarinense amanheceu gelada. Nesta sexta-feira (19), a região voltou a registrar temperaturas negativas durante a manhã. Em Bom Jardim da Serra, houve uma nova quebra no recorde de menor mínima do Estado em 2023 com -3,4ºC, segunda dados da Epagri/Ciram.
Este é o quarto dia seguido que a cidade registra a menor temperatura do ano em Santa Catarina. Na quinta-feira (18), o município amanheceu com -3,34ºC, conforme a Epagri, o que fez um lago congelar, além de influenciar na formação de geada.
Os termômetros também ficaram abaixo de zero em Urupema, com -1,25ºC, e em Urubici, com -0,96ºC. Já em São Joaquim, a mínima registrada foi de 1,54ºC.
Em Florianópolis, no entanto, o amanhecer foi um pouco mais quente nesta sexta-feira. De acordo com a Epagri, a mínima foi de 9,25ºC, enquanto no dia interior foi de 8,66ºC.
Chuva deve voltar no fim de semana
As baixas temperaturas ainda devem ser registradas neste sábado (20), segundo a Epagri. A previsão é de clima frio na madrugada e amanhecer, com aumento durante o dia. Além disso, há chance de formação de geada fraca e isolada nas áreas mais altas da Serra. No restante do dia, sol e algumas nuvens em todo o Estado.
Já no domingo (21), o órgão afirma que há chance de chuva isolada a partir da tarde do Extremo-Oeste ao Litoral Sul, por conta de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul. A temperatura deve permanecer baixa durante o amanhecer e em elevação durante o dia.
A chuva também deve atingir o Estado na segunda-feira (22). Porém, a previsão é de que o clima seja quente, com elevação ao longo do dia, de acordo com a Epagri.