O Ministério da Saúde lançou na quinta-feira, dia 18, uma campanha nacional para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”, a ação busca estimular mulheres que amamentam e podem doar seu leite a adotar o ato, que salva vidas, principalmente de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.
A campanha também marca do Dia Nacional de Doação do Leite Humano, celebrado nesta quinta, dia 19. A meta do Ministério da Saúde para este ano é ampliar as doações para atender, pelo menos, 60% da demanda por leite humano, o equivalente a uma coleta total de 245,7 mil litros. No ano passado, 197 mil mulheres doaram leite, com volume total de 234 mil litros coletados. Com isso, após o processamento do leite doado, 222 mil recém-nascidos foram beneficiados.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou que essa é uma campanha de toda a sociedade. “É importante conhecer e divulgar àqueles que estão mais perto de você. Doar leite materno não envolve risco, é um procedimento seguro”, sustentou.
Benefícios
O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis. Ele é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois traz em sua composição proteção imunológica contra doenças infecciosas e também atua no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Camila de Lima Ribeiro, mãe de Sofia, também compartilhou sua história durante o evento. “Eu tive um quadro muito forte de anemia e não consegui amamentar minha filha por uma semana e meia. Graças ao banco de leite e a ajuda de outras mães, Sofia está aqui firme e forte. Após esse período, consegui ser doadora. Além de ter recebido a ajuda de outras mulheres, eu pude ajudar outros bebês. Acredito que a gente fez parte da vida de muitas crianças. Meu total agradecimento ao banco de leite humano", relatou.
Referência mundial
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. São 227 bancos de leite humano e 240 postos de coleta distribuídos em todos os estados brasileiros.
Além de englobar ações de coleta, processamento e distribuição de leite, os bancos de leite humano e postos de coleta oferecem acolhimento e prestam assistência a mulheres, crianças e famílias na prática do aleitamento materno.
Leite doado salva vidas
Qualquer quantidade de leite materno é importante e pode ser doada. Um pote de 200 ml pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. Para doar, é preciso ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.