Quatro estudantes do Curso de Direito, da Unoesc São Miguel, participaram de 15 a 18 de maio, do Estágio-Visita na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Afonso Henrique Henke, Gabriel Martini, Milena Isabel Bellini e Rafael Fachin Martins Pinto tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades do Legislativo, como acompanhamento de discussões das comissões e sessões Legislativas.
O Coordenador do Curso de Direito, professor Peterson Fernando Schaedler, explica que o Estágio-Visita é um programa que tem como objetivo aproximar do Parlamento Estadual e a comunidade acadêmica de Ensino Superior do Estado, possibilitando o aprendizado das funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo Estadual. Cada Deputado Estadual pode indicar até dois estudantes de estabelecimentos de Ensino Superior, sendo que os estudantes da Unoesc foram indicados pelos Deputados Maurício José Eskudlark e Altair Silva.
A estudante da 7ª fase do Curso de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Milena Isabel Bellini, se sentiu grata pela oportunidade.
— Me sinto extremamente grata pela oportunidade de participar do Estágio-Visita, compreendendo a importância de conhecer a realidade social de cada município ou região exposta pelos parlamentares! Como estudante do Curso de Direito não consigo precisar tamanho conhecimento obtido e a experiência que, sem dúvida, levarei para vida e que será aplicada no meu dia a dia — salienta Milena.
Para o estudante Afonso Henrique Henke, também da 7ª fase do Curso, a experiência foi engrandecedora para a vida acadêmica e pessoal.
— Foi possível visitar toda a estrutura da Alesc, acompanhar as Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação, assistir às sessões do plenário, conversar com deputados e com o presidente da casa. Além disso, tivemos palestras sobre democracia, funcionamento da casa, processo legislativo e técnica legislativa. O conhecimento adquirido foi grande. Além disso, a experiência desperta um senso maior sobre a importância da cidadania e democracia na sociedade e o papel do legislativo — finaliza Henke.