O governo de Santa Catarina anunciou nesta terça-feira (6) que autorizou concurso público para a Polícia Civil. Serão 30 vagas, cada, para delegados e psicólogos.
“O próximo passo é contratar a banca que fará a seleção e depois elaborar o edital”, afirmou Jorginho Mello (PL), em suas redes sociais.Para o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, as novas vagas significam a valorização da categoria.
“A autorização do concurso é mais uma demonstração de entendimento da importância do trabalho da Polícia Civil para Santa Catarina”, destacou.Gabriel ponderou que o processo de contratação da banca que fará a seleção e posterior publicação do edital deve levar “um pouco de tempo”.
“Já temos a autorização do concurso, é isso o que importa”, concluiu.A quantidade de vagas é menor que a anunciada para os mesmos cargos em 2022, quando foram 50 para delegados e 70 para psicólogos.
Governo havia suspendido editais para 2023
O anúncio do governo ocorreu dois meses depois da decisão de suspender reajustes, novos editais e até mesmo nomeações de aprovados em concursos públicos até 1º de maio de 2024.Na ocasião, a medida teve a justificativa de ser uma forma de cortar gastos. Ela foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) e fazia parte do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc).