O Ministério da Saúde divulgou o resultado preliminar da escolha de vagas do Programa Mais Médicos. Ao todo, a pasta designou 5.970 vagas, distribuídas em quase 2 mil municípios.
O programa alcançou um número recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Do total, 27,4 mil indicaram um local para atuação.
No resultado preliminar, 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% são médicos do perfil 2, ou seja, brasileiros com habilitação de atuação em medicina do exterior.
A próxima fase, conforme previsto no cronograma, é o prazo para interposição de recursos, que segue até esta segunda-feira, dia 12. O recurso deve ser apresentado através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), mesma plataforma em que os médicos realizaram as inscrições.
Após o período de avaliação das interposições dos candidatos, o Ministério da Saúde publicará na próxima quinta-feira, dia 15, o resultado final dos selecionados e dos locais de atuação.
Para a classificação dos médicos, o programa leva em conta critérios como Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, concluída e reconhecida; Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e Especialização em Saúde da Família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), entre outros.
Confirmação das vagas
O próximo passo para o candidato contemplado garantir a vaga é confirmar o interesse na atuação do programa, entre 16 e 22 de junho, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. Com um prazo estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês.
Confira o passo a passo:
▪ Acesse o site do Mais Médicos e a plataforma SGP;
▪ Informe os dados bancários de conta corrente de sua titularidade no Banco do Brasil;
▪ Preencha o número do Programa de Integração Social (PIS);
▪ Imprima duas vias do Termo de Adesão e Compromisso disponibilizado no sistema SGP, conforme anexo I do edital;
▪ Preencha e assine o Termo de Adesão e apresentar ao Gestor do Município.
O Ministério da Saúde ressalta que a etapa é imprescindível para a inscrição, e caso o candidato não confirme o interesse na vaga e local designado para alocação, será excluído do chamamento. Ainda de acordo com o órgão, a expectativa é que até o fim deste mês os médicos comecem a atuar no programa.