A terça-feira (13) é dia de temperaturas baixas e tempo encoberto em todo o Estado, com condições para chuva a qualquer momento do dia. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, as chuvas são mais persistente entre o Planalto Norte, todo o Vale do Itajaí e no Litoral catarinense.
O frio não dá trégua e segue mantendo temperaturas bem baixas do Oeste até a região da Serra de Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer com a temperatura baixa, aliada aos fortes ventos, a sensação térmica se aproxima dos -2°C.
O tempo nesta terça-feira conta temperaturas baixas e sensação térmica negativa na Serra de SC. Além disso, o céu estará encoberto, com possibilidade de chuvas ao longo do dia
Além disso, a manhã desta terça conta com fortes rajadas de vento Sul, de até 70km/h. O mar é agitado, ondulações com picos de até 3,5m devido ao deslocamento de uma frente fria no Litoral da região Sul do Brasil.
Segundo a Defesa Civil, com a grande cobertura de nuvens e a chuva combinadas ao ar frio, as temperaturas ficam baixas até mesmo na parte da tarde, e as máximas variam entre 7°C e 12°C na maior parte do Estado.
Além da sensação térmica, cidades da região serrana contaram com amanhecer de temperaturas bem baixas. Na cidade de Uribici, na Serra do Estado, por volta das 5h, os termômetros registravam 0,7°C.
A Defesa Civil também ressalta que nesta terça as chuvas em algumas regiões do Estado serão com volumes altos de precipitação. Entre as regiões do Meio-Oeste e o Litoral catarinense são esperados acumulados de chuva de 60 a 85 mm entre a noite de terça e o início da manhã de sexta-feira (16).
O órgão aponta ainda que pontualmente, sobretudo no Litoral de Santa Catarina, os acumulados podem superar os 150mm de chuvas.
As regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e os Litoral Norte e Sul se mantém com risco alto para ocorrências meteorológicas por causa das chuvas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
As regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e os Litoral Norte e Sul se mantém com risco alto para ocorrências meteorológicas por causa das chuvas. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
No Estado, somente as regiões do Oeste e Extremo-Oeste seguem com risco baixo para ocorrências meteorológicas por causa das chuvas. Já as regiões da Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e os Litoral Norte e Sul se mantém com risco alto para ocorrências.
Chuva se intensifica na quarta-feira em Santa Catarina
Na quarta-feira (14), a chuva volta a ganhar força no decorrer do dia em Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, as chuvas ocorrem principalmente na região do Litoral e áreas próximas por causa do aumento de instabilidades em médios níveis da atmosfera.O órgão aponta ainda, que por alguns momentos, a chuva ocorre acompanhada por trovoadas e com chance de granizo.
A sensação ainda é de muito frio no Estado, com temperaturas abaixo de 15°C na parte da tarde em praticamente todas as regiões. Entre a noite e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical começa a se formar na costa de Santa Catarina, intensificando o vento e a chuva.
Chuva em todas as regiões do Estado na quinta-feira
A quinta-feira (15) começa com chuva em todas as regiões do Estado, que por alguns momentos, vem acompanhada por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o Centro e o Litoral de Santa Catarina.A Defesa Civil ressalta que por causa da atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, os ventos se intensificam em especial, nas regiões litorâneas do Estado.
Tempo para o fim de semana
Na madrugada de sexta-feira (16) ainda ocorre chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para ocorrências nessas áreas. Nas demais regiões do Estado, a chuva ocorre com menor intensidade.No decorrer do dia a chuva diminui, à medida que o ciclone se afasta para alto mar.
No sábado (17), tempo mais firme com presença de sol em meio a variação de nuvens em todo o Estado. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores e se aproximam de 20°C nas tardes. Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7 e 10°C nas demais regiões.