O Conselho de Ética do Senado decidiu abrir um processo contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR). Em 2020, ele foi flagrado com dinheiro na cueca em cumprimento de mandado de buscas pela Polícia Federal na casa do parlamentar. As informações são do portal g1.
A abertura do procedimento disciplinar contra o senador havia sido pedida pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania. Os partidos defendem que o mandato do parlamentar seja cassado.
Chico Rodrigues tem negado irregularidades desde o episódio em que foi visto com dinheiro na cueca. Em carta a outros senadores ao retomar o mandato, em fevereiro de 2021, ele afirmou que agiu "dominado por medo e pânico".
O aval da Comissão de Ética para a abertura do processo não considera o conteúdo das acusações, qu serão analisados apenas agora com o início do procedimento.
As sanções possíveis na Comissão de Ética são advertência, censura, perda temporária do mandato ou cassação. Essas duas últimas punições, caso adotadas, precisam ser referendadas pelo plenário do Senado.
Outras denúncias, incluindo uma contra o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ) por suposta ligação com milícias, foram adiadas. Outra acusação contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi arquivada na sessão desta quarta.