A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concede entrevista coletiva nesta sexta-feira (16) para detalhar o anúncio do governo federal de abrir 4.436 vagas em concursos públicos em 2023 (veja lista abaixo). Estarão contemplados 20 ministérios nos editais, segundo a gestão Lula (PT).
Veja as pastas e os números de vagas contemplados:
Possível convocação já em 2023
Antes do anúncio desse novo pacote de editais, o governo federal já havia autorizado concursos do IBGE, da Funai e de três ministérios (Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; e Relações Exteriores). Esses têm maior possibilidade de contarem com chamamentos já em 2023, segundo a ministra Esther Dweck.
— A nossa expecativa é de que, soltando hoje [as autorizações], a gente consiga terminar os concursos esse ano e tente fazer algum provimento esse ano. Essa é a nossa expectativa, mas não necessariamente vai ser possível. Talvez com alguns concursos que a gente já autorizou antes seja mais provável que possamos prover esse ano. Agora, a gente vai montar essa força-tarefa para acelerar — afirmou Dweck, dizendo que a estrutural federal para realização das provas teria sido desmontada por gestões anteriores.
Veja as vagas anunciadas antes desse novo pacote de concursos:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: 296 vagas para analista de ciência e tecnologia; 253 para pesquisadores; e 265 para tecnologista (com exigência de ensino superior);
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: 98 vagas para analista ambiental (com exigência de ensino superior);
Funai: 152 vagas para agente em indigenismo; 26 para administrador; 19 para antropólogo; 1 para arquiteto; 1 para arquivista; 21 para assistente social; 6 para bibliotecário; 12 para contador; 23 para economista; 20 para engenheiro; 31 para engenheiro agrônomo; 2 para engenheiro florestal; 1 para estatístico; 4 para geógrafo; 152 para indigenista especializado; 6 para psicólogo; 12 para sociólogo; 2 para técnico em assuntos educacionais; e 10 para técnico em comunicação social (com exigência de ensino médio ou nível superior).