A influência do El Niño promete bagunçar mais um pouco o tempo ao longo deste inverno em Santa Catarina. O fenômeno climático é responsável pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial e pode trazer eventos climáticos extremos, com chuvas muito volumosas e temperaturas atípicas para a estação.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, entre os meses de julho a setembro, Santa Catarina terá chuvas dentro do esperado ou acima da média para o período. Com a influência do El Niño, segundo Piter, as chuvas tendem a ficar mais volumosas no Estado, especialmente a partir da segunda quinzena do mês de setembro.
O meteorologista alerta para a possibilidade de ocorrência de eventos extremos, com chuvas fortes, granizo e vendavais em algumas regiões catarinenses. Além disso, o especialista aponta para a possibilidade de surgimento de tornados na região Oeste de Santa Catarina.
E as temperaturas com a influência do El Niño?
Sobre as temperaturas, o meteorologista ressalta que haverá alternância durante o inverno. Acontecerá geadas, em especial nas regiões do Oeste catarinense e Serra e poderá haver a incidência de neve nas áreas mais elevadas da região serrana do Estado.
Conforme apontou o meteorologista, o auge do El Niño deve se concentrar durante a primavera e o verão. Com isso, eventos climáticos fora dos padrões serão mais presentes na região Sul do Brasil.
Confira como será a previsão do tempo nesta semana em Santa Catarina
O tempo, nesta quarta-feira (28), é marcado pela presença de sol na maior parte do dia em todas as regiões do Estado. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, a partir da tarde, a nebulosidade aumenta com a aproximação de uma frente fria que trará chuvas para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, sobretudo, entre o Planalto Sul e Litoral Sul catarinense.
Conforme um alerta emitido pela Defesa Civil por volta das 8h, haverá queda acentuada nas temperaturas em várias regiões de Santa Catarina. O órgão aponta que entre a noite desta quarta e a quinta-feira (29), a combinação dos ventos de direção sul com atuação de uma massa de ar polar devem derrubar as temperaturas em Santa Catarina.
Nessa condição, se configura risco moderado para queda acentuada das temperaturas nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo:
Frente fria se afasta para alto mar na quinta-feira
A maior cobertura de nuvens e a aproximação de uma massa de ar frio deixam as temperaturas baixas, com mínimas entre 6 °C e 10 °C na maior parte do Estado, e oscilando em torno de 0 °C na Serra e de 10 °C a 13 °C no Litoral. À tarde as máximas ficam abaixo dos 20 °C na maioria das regiões e chegando a 22 °C no Oeste.
Pancadas de chuva ao longo da sexta-feira no Estado
As temperaturas no amanhecer variam entre 8 °C e 10 °C na maior parte do Estado, se aproximam de 0 °C na Serra e oscilam de 12 °C a 15 °C no Grande Oeste. À tarde, novamente as máximas ficam abaixo dos 20 °C na maioria das regiões e chegam a 21 °C no Oeste.
Tendências para os próximos dias