CLIMA - 28/06/2023 13:43 (atualizado em 28/06/2023 14:29)

No auge do El Niño, SC poderá sofrer com eventos climáticos extremos; entenda

O El Niño é responsável pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico e pode trazer eventos climáticos extremos, como chuvas muito volumosas e temperaturas atípicas para a estação em Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
O El Niño pode trazer eventos climáticos extremos, com chuvas muito volumosas e temperaturas atípicas para a estação em Santa Catarina. – Foto: Piter Scheuer/Divulgação

A influência do El Niño promete bagunçar mais um pouco o tempo ao longo deste inverno em Santa Catarina. O fenômeno climático é responsável pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico equatorial e pode trazer eventos climáticos extremos, com chuvas muito volumosas e temperaturas atípicas para a estação.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, entre os meses de julho a setembro, Santa Catarina terá chuvas dentro do esperado ou acima da média para o período. Com a influência do El Niño, segundo Piter, as chuvas tendem a ficar mais volumosas no Estado, especialmente a partir da segunda quinzena do mês de setembro.

O El Niño pode trazer eventos climáticos extremos, com chuvas muito volumosas e temperaturas atípicas para a estação em Santa Catarina.

O meteorologista alerta para a possibilidade de ocorrência de eventos extremos, com chuvas fortes, granizo e vendavais em algumas regiões catarinenses. Além disso, o especialista aponta para a possibilidade de surgimento de tornados na região Oeste de Santa Catarina.

O fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, somado ao El Niño, tende a intensificar as instabilidades causadas pelo fenômeno na região Sul do Brasil.

E as temperaturas com a influência do El Niño?

Sobre as temperaturas, o meteorologista ressalta que haverá alternância durante o inverno. Acontecerá geadas, em especial nas regiões do Oeste catarinense e Serra e poderá haver a incidência de neve nas áreas mais elevadas da região serrana do Estado.

Ainda, conforme o especialista, com a alternância nas temperaturas, o Estado pode contar com períodos de calor fora de época. Durante o mês de julho, o El Niño atua de maneira mais branda nas temperaturas, e se intensifica com o passar dos meses.

Conforme apontou o meteorologista, o auge do El Niño deve se concentrar durante a primavera e o verão. Com isso, eventos climáticos fora dos padrões serão mais presentes na região Sul do Brasil.

Confira como será a previsão do tempo nesta semana em Santa Catarina

O tempo, nesta quarta-feira (28), é marcado pela presença de sol na maior parte do dia em todas as regiões do Estado. Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil, a partir da tarde, a nebulosidade aumenta com a aproximação de uma frente fria que trará chuvas para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, sobretudo, entre o Planalto Sul e Litoral Sul catarinense.

As temperaturas máximas ainda ficam altas na parte da tarde e se aproximam de 30 °C no Litoral e Extremo-Oeste. Nas demais regiões catarinenses variam de 24 °C a 26 °C.

Conforme um alerta emitido pela Defesa Civil por volta das 8h, haverá queda acentuada nas temperaturas em várias regiões de Santa Catarina. O órgão aponta que entre a noite desta quarta e a quinta-feira (29), a combinação dos ventos de direção sul com atuação de uma massa de ar polar devem derrubar as temperaturas em Santa Catarina.

O órgão destacou que nas áreas litorâneas, no Planalto Norte e em todo o Vale do Itajaí a diferença pode ser entre 9 °C e 11 °C nas temperaturas máximas da quarta-feira e da quinta-feira. Já no Planalto Sul e no Meio-Oeste catarinense, essa diferença oscila entre 6 °C e 7 °C.

Nessa condição, se configura risco moderado para queda acentuada das temperaturas nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa abaixo:

No Estado, apenas as regiões do Oeste e Extremo-Oeste seguem sem risco. O alerta tem início nesta quinta-feira, às 6h, e se mantém ativo até às 18h.

A Defesa Civil também apontou que a agitação no mar tende a aumentar a partir da noite. O órgão aponta que as ondulações com direção de Sudeste a Sul devem ficar entre 1,5 m e 2 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Ainda, podem superar esses valores, podendo atingir picos de 2,5 m.

Frente fria se afasta para alto mar na quinta-feira

A frente fria se afasta para o alto mar nesta quinta-feira. Contudo, segundo a Defesa Civil, o tempo ainda se mantém com a presença de nuvens e condição para chuva isolada dos Plantaltos ao Litoral catarinense.

A maior cobertura de nuvens e a aproximação de uma massa de ar frio deixam as temperaturas baixas, com mínimas entre 6 °C e 10 °C na maior parte do Estado, e oscilando em torno de 0 °C na Serra e de 10 °C a 13 °C no Litoral. À tarde as máximas ficam abaixo dos 20 °C na maioria das regiões e chegando a 22 °C no Oeste.

Pancadas de chuva ao longo da sexta-feira no Estado

Na sexta-feira (30), a chuva, que permanece presente no Litoral e áreas próximas, se estende até o Centro do Estado. Devido à formação de uma área alongada de baixa pressão, as chuvas tendem a ser em forma de pancadas isoladas.

As temperaturas no amanhecer variam entre 8 °C e 10 °C na maior parte do Estado, se aproximam de 0 °C na Serra e oscilam de 12 °C a 15 °C no Grande Oeste. À tarde, novamente as máximas ficam abaixo dos 20 °C na maioria das regiões e chegam a 21 °C no Oeste.

Tendências para os próximos dias

Entre sábado (1º) e domingo (2), o tempo permanece nublado dos planaltos ao Litoral, com condições para chuva rápida e isolada a qualquer momento do dia, devido ao transporte de umidade do mar devido ao vento leste. As temperaturas nas tardes se elevam variando entre 19 °C e 22 °C.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...