Saúde - 30/06/2023 14:15 (atualizado em 01/07/2023 08:57)

OMS vai listar adoçante aspartame como possivelmente cancerígeno

Agência ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende declarar adoçante amplamente usado como produto possivelmente cancerígeno
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O aspartame é um dos adoçantes artificiais mais comuns para a substituição do açúcar. Ele é encontrado em gomas de mascar, biscoitos, sucos de caixinha e refrigerantes. A substância, porém, está prestes a ser classificada como possível cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), que é ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um produto entra na lista de possivelmente cancerígeno para humanos quando as pesquisas da Iarc mostram que há alguma evidência de ligação entre a substância e a doença. A decisão da agência não leva em conta quanto de um produto é possível consumir com segurança.

A determinação de uma quantidade segura é responsabilidade de um comitê de especialistas da OMS sobre aditivos alimentares, conhecido como Jecfa (Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS e da Organização para Agricultura e Alimentação), juntamente às determinações dos reguladores nacionais.

Confira a matéria completa no Metrópoles.

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...