As incertezas provocadas pelo anúncio prematuro feito pelo governo federal das medidas de estimulo à venda de veículos paralisaram o mercado no final de maio e começo de junho. O início tumultuado foi recuperado na segunda quinzena e, só nos últimos dias, foram comercializados cerca de 30 mil veículos. A partir do dia 20, a média diária saltou de cinco mil unidades para mais de 22 mil na última semana de junho, comportamento semelhante ao alcançado em 2012 quando o ano terminou com mais de 3,6 milhões de registros.
Foram emplacados 189.528 veículos mais 7,39% em relação a maio. Do total, cerca de 93 mil foram do programa de incentivo do governo e valor de até R$ 120 mil. A Fiat esqueceu a concorrência, o Volkswagen Polo passou a Fiat Strada como o carro mais vendido, enquanto pelo segundo mês consecutivo o GWM Haval H6 foi o carro híbrido preferido no país.
Os resultados do programa de incentivo do governo só não foram melhores em junho porque ocorreram alguns entraves.
A iniciativa do Governo foi essencial para o setor e para o consumidor brasileiro, que é quem, de fato, precisa desses incentivos.
O executivo ressalta os descontos adicionais das montadoras para alguns modelos e as taxas atrativas dos bancos das montadoras para os veículos que fizeram parte do pacote de benefícios.
A Volkswagen continuou na segunda posição com 29.772 registros, mais 2.400 unidades, e participação de 16,5% do mercado. Foi seguida pela General Motors – 27.133 emplacamentos e 15,1%m Toyota – 15.391 e 6,5% e Hyundai – 12.464 e 6,9%. Renault e Jeep, Honda, Nissan e Peugeot completaram o ranking das dez marcas mais vendidas em junho.
O resultado acumulado de janeiro a junho de 998.270 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu 8,76 2% sobre o mesmo período de 2022. Automóveis, com 733.442 registros, cresceram 7,37% em relação ao mesmo período de 2022, e comerciais leves 201.077, mais 19,5%. Caminhões tiveram 50.352 emplacamentos, menos 12,10% e os 13.399 ônibus saltaram 45,83%.
O Volkswagen T-Cross manteve a quarta posição geral e liderou os utilitários esportivos com 7.264 emplacamentos. O Chevrolet Tracker caiu para 11º mas continuou em segundo no segmento com 4.957 registros. Seguiram o Honda HR-V, 12º na geral com 4.810 unidades, Hyundai Creta – 14º e 4.597 e Fiat Pulse - 16º e 4.411 registros.
Dos 10 carros mais vendidos em maio, quatro foram Stellantis/Fiat - Strada, Mobi, Argo e Cronos, dois Chevrolet – Onix e Onix Plus e Volkswagen - Polo e T-Cross e um Hyundai - HB20 e Renault - Kwid.
Dos dez veículos mais vendidos de janeiro a junho quatro foram da Stellantes (três Fiat – Strada, Argo e Mobi e um Jeep – Compass), dois Chevrolet (Onix e Onix Plus), Hyundai (HB20 e Creta) e Volkswagen (Polo e T-Cross).
Junho 2023
1º Volkswagen Polo 9.949
2º Fiat Strada 9.007
3º Chevrolet Onix 8.261
4º Volkswagen T-Cross 7.264
5º Fiat Mobi 6.895
6º Fiat Argo 6.747
7º Hyundai HB20 6.420
8º Chevrolet Onix Plus 6.419
9º Renault Kwid 5.933
10º Fiat Cronos 4.969
11º Chevrolet Tracker 4.957
12º Honda HR-V 4.810
13º Volkswagen Saveiro 4.638
14º Hyundai Creta 4.597
15º Fiat Toro 4.411
16º Fiat Pulse 4.401
17º Jeep Compass 4.338
18º Toyota Corolla 3.891
19º Jeep Renegade 4.084
20º Toyota Corolla 3.751
21º Volkswagen Nivus 3.751
22º Toyota Hilux 3.732
23º Nissan Kicks 3.473
24º Fiat Fastback 3.384
25º Toyota Corolla Cross 3.357
Fonte: Fenabrave
1º Fiat Strada 50.526
2º Chevrolet Onix 46.110
3º Volkswagen Polo 37.722
4º Chevrolet Onix Plus 35.726
5º Hyundai HB20 34.002
6º Volkswagen T-Cross 32.035
7º Fiat Argo 31.920
8º Fiat Mobi 30.442
9º Jeep Compass 30.350
10º Hyundai Creta 29.948
11º Chevrolet Tracker 28.964
12º Renault Kwid 26.646
13º Fiat Toro 25.286
14º Jeep Renegade 22.322
15º Nissan Kicks 22.062
16 º Toyota Hilux 21.514
17º Toyota Corolla Cross 21.483
18º Fiat Pulse 21.444
19º Volkswagen Nivus 20.877
20º Honda HR-V 20.544
21º Toyota Corolla 19.852
22º Fiat Cronos 19.195
23º Volkswagen Saveiro 19.105
24º Fiat Fastback 17.497
25º Chevrolet Montana 14.059
Fonte:Fenabrave