Após o conflito entre indígenas Kaingang na Aldeia Kondá, a Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada e deverá chegar na tarde desta terça-feira (18) em Chapecó no Oeste de Santa Catarina. A situação deixou 183 adultos e 40 crianças desabrigadas.
O objetivo é que a Tropa de Choque atue para amenizar o conflito e controlar na situação na Aldeia Kondá. A informação foi confirmada pela Funai (Fundação Nacional do Índio).
O MPI (Ministério dos Povos Indígenas) também se manifestou sobre a situação. Por meio de nota, lamentou o falecimento de um indígena durante conflito. O diretor do Departamento de Mediação do MPI virá para a região para contribuir com a resolução dos conflitos.
Conforme informado pelo MPI planeja ações em conjunto com a forças de segurança locais, como Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, PF (Polícia Federal) e MPF (Ministério Público Federal).
A Polícia Federal irá conduzir as investigações para identificação e responsabilização dos envolvidos nos atos, enquanto a Funai prestará todo o apoio assistencial à comunidade e aos indígenas que estão fora do território provisoriamente.O MPF solicitou ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), em articulação com o MPI, o envio da Força Nacional de Segurança Pública para apoiar as forças de segurança locais a fim de evitar novos confrontos, medida que está em análise pelo MJSP.