NAS REDES SOCIAIS - 20/07/2023 15:57 (atualizado em 20/07/2023 16:15)

Governador do RS entra com ação contra Jean Wyllys por manifestação considerada homofóbica

Eduardo Leite encaminhou representação ao Ministério Público por tuíte publicado pelo ex-deputado.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Leite (E) e Jean Wyllys (D) Divulgação / Divulgação

Assim como fez com o ex-deputado Roberto Jefferson — e foi vitorioso —, o governador Eduardo Leite encaminhou ao Ministério Público representação contra o ex-deputado Jean Wyllys, por causa de uma manifestação feita pelo Twitter no dia 14 de julho. 

Ao comentar um tuíte de Leite dizendo que seu governo manterá as escolas cívico-militares, Jean Wyllys escreveu:

"Que governadores heteros de direita e de extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay...? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então... Tá feio, bee".

Leite respondeu pelo próprio Twitter no mesmo 14 de julho: 

"Manifestação deprimente e cheia de preconceitos em incontáveis direções… e que em nada contribui para construir uma sociedade com mais respeito e tolerância. @jeanwyllys_real, eu lamento a sua ignorância".

Nesta quinta-feira (20), Leite usou o Twitter e o Instagram para explicar, em vídeo, porque entrou com a representação contra Jean Wyllys. No vídeo o governador diz que quando Roberto Jefferson fez insinuações grosseiras contra ele, entrou com representação por ataques homofóbicos. 

A representação, assinada pelo procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, tem 12 páginas. Logo no início, o procurador sustenta que a decisão de Leite de manter as escolas cívico-militares não se trata de decisão com viés ideológico: "Tampouco deliberação fundada em orientação sexual".

O texto diz que a manifestação de Jean Wyllys, "desbordando dos limites da liberdade de expressão constitucionalmente assegurada, ofendeu a dignidade e o decoro do Governador do Estado do Rio Grande do Sul”. 

Registra que a publicação teve grande alcance na rede social Twitter. No dia 19 de julho, a postagem já tinha mais de 725 mil retuítes, 629 mil tuítes com comentários, 6.221 curtidas e mais de 1,1 milhão de vizualizações.

Fonte: Gaúcha / ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...