CAMPANHA NACIONAL - 01/08/2023 06:43

MPSC incentiva campanha de acolhimento às vítimas de crime; entenda

Campanha é promovida pelo Movimento Nacional em Defesa das Vítimas e tem como lema: “todas as vítimas têm algo em comum: direitos”
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Cerca de 18 milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de crime em 2022, conforme uma pesquisa realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Por conta disso o Movimento Nacional em Defesa das Vítimas lançou a campanha “Todas as vítimas têm algo em comum: direitos”.

Objetivo é incentivar o reconhecimento das vítimas e o apoio à reparação e amparo aos seus direitos. Foi lançada primeiramente pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), pelo MPF (Ministério Público Federal e pela ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União), e tem o apoio do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

Ao passar por situações violentas, muitas pessoas tendem a se sentir vulneráveis, impotentes e confusas.

Além disso, é comum que uma parcela da sociedade julgue ou responsabilize os indivíduos expostos à violência, como se a culpa do episódio desagradável fosse da própria pessoa e não do agressor.

Nesses casos, a melhor forma de auxiliar é praticar o acolhimento, a empatia e a escuta ativa. Por isso, a campanha foi apresentada no dia 28 de junho de 2023 para mostrar que as vítimas possuem vários direitos e não podem ser submetidas a procedimentos repetitivos, desnecessários ou que provoquem danos ou traumas para as mulheres.

Sendo assim, a campanha presa pelo ideal que todas as vítimas devem ser tratadas com extrema dignidade, respeito, sem julgamentos, comparações ou especulações.

O Promotor de Justiça Jádel da Silva, titular da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital e Coordenador do Neavit (Núcleo Especial de Atendimentos a Vítimas de Crimes), explica que a adesão do MPSC à campanha demonstra o incentivo à justiça como exercício de cidadania.

“Podemos perceber o comprometimento da nossa instituição com os objetivos nacionais de proporcionar às vítimas o acesso integral a seus direitos”, finaliza.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...