Santa Catarina ultrapassou os 100 mil casos de dengue só neste ano. O novo boletim da DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), divulgado nesta sexta (11), aponta 103.070 mil registros confirmados da doença até o dia 9 de agosto, além de 91 mortes – uma a mais do que na semana passada.
De acordo com o relatório, 92.852 casos são autóctones, ou seja, com transmissão dentro do estado. Eles estão distribuídos em 127 municípios, 37 deles, apresentam o nível de epidemia.
Em comparação ao relatório da semana passada, quando eram 98 mil casos confirmados, foram cerca de 5.070 novos registros, além de uma morte.Focos do mosquito da dengue
O novo boletim também aponta um aumento no número de municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti: 153 cidades catarinenses estão nessa situação – duas a mais do que na semana passada (Capinzal e Ouro, no oeste, foram adicionados à lista).lação ao mesmo período de 2022, que registrou 133 municípios infestados. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos do mosquito transmissor.
Chikungunya e Zica
O boletim também atualizou o número de casos de outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes em Santa Catarina. Até o dia 9 de agosto, foram 44 de casos de chikungunya e nenhum de zica.
Governo promove oficina
Nesta semana, o governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma oficina de avaliação do cenário pós-epidemia de dengue em Santa Catarina.O evento aconteceu em Florianópolis, entre os dias 8 e 10 de agosto, e reuniu profissionais do setor. A ideia é que as discussões possam servir de base para a revisão do Plano de Contingência para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, chikungunya e Zika vírus.
Temas como gestão, vigilância em saúde, assistência do paciente, laboratório e comunicação foram o foco das oficinas. Em cada um dos assuntos, foram relatadas as ações realizadas nos últimos dois anos, identificando potencialidades e necessidades de melhorias pela União, Estado, municípios e sociedade civil.