FIQUE ATENTO ! - 15/08/2023 22:59

Golpe simula sites do Detran-SC para dar falso desconto no IPVA via PIX

Segundo governo de SC, IPVA não tem desconto e aceita pagamento somente por boleto; Polícia Civil deve ser acionada em caso de golpe
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Golpe cria site falso do Detran para oferecer descontos, que também são falsos – Foto: Governo de SC/ Divulgação/

Um golpe que simula sites do Detran-SC (Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina) para dar falso desconto no IPVA com pagamentos via PIX fez o órgão de trânsito e a a SEF (Secretaria de Estado da Fazenda) emitirem um alerta nesta terça-feira (15).

O golpe cria sites semelhantes à página oficial do Departamento Estadual de Trânsito, onde oferece os descontos, também falsos.

Segundo o Governo do Estado, o pagamento do IPVA deve ser realizado por meio do DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais), que é emitido exclusivamente pelo site oficial do Detran/SC. Por isso, qualquer outro endereço pode ser usado para a prática de golpes.

A orientação das pastas é de que o cidadão desconfie de páginas que anunciem pagamentos de tributos com desconto ou via PIX. Santa Catarina não tem essa modalidade de pagamento, alternativa que deve ser regulamentada somente em 2024.

A SEF também lembrou que não há desconto para o pagamento do IPVA em cota única e que o valor do imposto é o mesmo quando parcelado em três vezes, opção que também é oferecida pelo site oficial.

“Já derrubamos dois sites falsos do Detran, mas os golpistas vão mudando as formas de enganar as pessoas. O alerta fica aqui para que observem bem o site oficial, se é o correto. E procurem os canais do Detran ou da Secretaria da Fazenda para esclarecimentos quando tiverem dúvidas”, explica o presidente do Detran, Kennedy Nunes.

Como denunciar o golpe

Os sites que forem encontrados oferecendo descontos no pagamento do IPVA e/ou na modalidade PIX podem ser denunciados na Ouvidoria do Estado (www.ouvidoria.sc.gov.br/cidadao).

Caso seja vítima desse tipo de golpe, o cidadão deve registrar um BO (Boletim de Ocorrência) na Polícia Civil, levando a cópia do comprovante do PIX realizado.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...