Em uma sessão do Tribunal do Júri em Abelardo Luz, na quinta-feira (20), um homem acusado de matar o vizinho, que também era seu cunhado, foi condenado a 18 anos e oito meses de prisão em regime fechado. Ele já estava preso preventivamente no Presídio de Xanxerê desde novembro de 2022, ano em que o crime ocorreu.
A sentença foi proferida pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Abelardo Luz. Na sessão, os jurados acolheram as teses do Ministério Público de Santa Catarina, representado pela Promotora de Justiça Ana Maria Horn Vieira Carvalho. O réu foi também condenado também a pagar R$ 40 mil em reparação de danos à família da vítim.
De acordo com a denúncia, o motivo do crime foi um desentendimento entre os cunhados. O réu teria soltado as vacas que criava e os animais entraram na propriedade da vítima, que reclamou do fato, causando uma discussão.
O autor dos tiros se dirigiu à casa do cunhado portando uma pistola e disparou diversas vezes contra o homem, atingindo-o com 15 tiros. O crime foi presenciado pelo filho da vítima, de apenas sete anos de idade.
À pena se somaram as qualificadoras de motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel.