DIA MEMORÁVEL - 30/09/2023 17:14

Após 40 anos de espera o convênio para construção do elevado é assinado neste sábado em Maravilha

O evento aconteceu nas novas instalações do Auriverde e contou com a presença de Vereadores, Prefeitos, Deputados, Secretários e a comunidade regional.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ana Carolina Rodrigues/Rádio Líder/WH Comunicações

Neste sábado (30), Maravilha recebeu o governador Jorginho Mello para o ato de assinatura do convênio da construção do elevado na BR-282 com a BR-158. Entretanto, este projeto existe desde o ano passado, quando o Prefeito Sandro Donatti recebeu do DNIT o projeto do elevado, em Florianópolis e, contou com representantes do DNIT e da vice-governadora, Daniela Reinehr. Além disso, o executivo municipal tinha a  competência para lançar o edital de licitação e executar a obra. 

O prefeito de Maravilha Sandro Donatti destacou a importância da obra para os munícipes que fazem o trajeto diariamente. “A importância desse elevado é muito grande e favorece toda a região. Ontem no final do dia acompanhei o trabalho da polícia rodoviária federal que veio controlar o trânsito, para diminuir as filas que existem nas rodovias. Esta obra vai trazer muita segurança aos motoristas e melhorar o trânsito”, disse o prefeito. Por fim, Sandro agradeceu o governador Jorginho Mello, o Deputado Mauro de Nadal e ao engenheiro do DNIT Alysson de Andrade que foram fundamentais para este projeto. 

Sandro também explicou que a licitação sairá daqui uns dias, apesar de ser grande em aspectos financeiros e estrutural, se torna uma licitação de 45 dias. Após a entrega da ordem de serviço, a previsão é de 1 ano e 4 meses para execução. Para esta obra foi realizado um repasse de R$39 milhões. Ainda em 2023, o Governo do Estado vai liberar R$15 milhões e o restante do recurso será encaminhado durante o andamento das obras. 

O Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Deputado Mauro de Nadal destaca a importância da obra e o processo até chegar a este convênio. “É uma obra importantíssima reivindicada por Maravilha e Cunha Porã, me recordo quando entregamos o documento e levamos a solicitação ao DNIT. Este é um projeto que iniciei lá em 2021, sensibilizando o governador e o prefeito de Maravilha. Apesar das dificuldades enfrentadas, acredito que em um ano e meio teremos uma obra segura e proporcionará maiores oportunidades à região”, destacou. 

Mauro também comentou sobre a contrapartida que o município não precisará dar. “Buscaremos saudar toda essa conta, já transferimos dinheiro em 2001 ao governo do estado das economias da Assembleia, dentro daquele projeto na região e com auxílio da bancada do Oeste. Vamos conversar novamente com o governador do Estado para ver se ele consegue fazer um resgate ou se nós teremos que fazer. Mas o importante não é de onde vem, mas sim que vai ser feito e trará segurança.”

O governador Jorginho Mello afirma, “a importância de uma obra dessa é para melhorar a mobilidade e salvar muitas vidas, esse é um trabalho do governo junto ao Deputado Mauro. Não é uma obra barata, mas muito necessária para a região”. Esta obra é aguardada há mais de 40 anos pela região do extremo oeste catarinense e facilitará o trânsito naquele trajeto, trazendo maior segurança aos motoristas.

Além das obras do elevado, a estrutura do extremo oeste realiza hoje outra importante assinatura para a autorização do início das obras da ponte sobre o Rio Macuco, com extensão de 60m, ligando Itapiranga e Mondaí. A nova ponte substituirá a estrutura de madeira que existe no local e o valor total previsto para esta obra é de aproximadamente 4 milhões e 800 mil reais.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Ana Carolina Rodrigues/Rádio Líder/WH Comunicações
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...