ALERTA NO ESTADO - 04/10/2023 08:53 (atualizado em 04/10/2023 09:10)

Após chuva intensa na madrugada, casas ficam alagadas no Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu as ocorrências
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
De acordo com a Defesa Civil, 16 residências foram destelhadas no final da tarde de terça, em Chapecó (Foto: Divulgação)

A grande quantidade de chuva entre a noite de terça-feira (3) e a madrugada desta quarta-feira (4) causou estragos em Santa Catarina. Em Chapecó, no Oeste Catarinense, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos de uma rua. Ela foi levada ao hospital. As informações são do g1 SC.

Foto: divulgação/CBMSC

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), até às 8h desta quarta-feira foram atendidas 21 ocorrências relacionadas com as fortes chuvas que atingem o Estado.

Oeste

De acordo com a Defesa Civil, 16 residências foram destelhadas no final da tarde de terça, em Chapecó, no bairro de Santo Antônio, e lonas foram distribuídas durante a madrugada. 

Ao longo da noite, 200 locais ficaram sem energia por conta de placas metálicas que atingiram a rede elétrica na região. Em Vargeão, também no Oeste, galhos de árvore caíram na BR-153, entre trevo da Campina da Alegria e Irani, por volta das 2h desta quarta.

Em Curitibanos, seis casas ficaram alagadas por conta da chuva volumosa na região. Moradores foram retirados com a ajuda dos bombeiros por volta das 5h desta quarta. Não houve feridos.


Em Erval Velho, creche no centro do município, ginásio de esportes e uma escola municipal ficaram alagadas. Segundo o prefeito, Severino Jaime Schmidt, a cidade amanheceu “debaixo d’água” e cerca de 50 pessoas foram atingidas no local.

Oeste é a região com maior volume de chuva 

O Oeste de Santa Catarina é a região com mais chuva desde a noite desta terça-feira (3). De acordo com a Defesa Civil, o município de Tangará atingiu o volume de 126 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Em Curitibanos, são 119 milímetros e em Concórdia, 104 milímetros. O Corpo de Bombeiros atua para resgatar pessoas ilhadas.

Defesa Civil faz alerta

De acordo com a Defesa Civil, Santa Catarina está em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. A chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões nesta quarta.

Os temporais ocorrem por conta do avanço de frente fria que passa pelo Sul do país, além da influência de um sistema de baixa pressão presente no Paraguai.

Caso os níveis de água comecem a atingir sua localidade:

- Eleve os móveis e retire os aparelhos eletroeletrônicos da tomada;

- Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água;

- Se possível, desocupe sua residência;

- Avise seu vizinho que você está desocupando a sua residência;

- Procure um local abrigado, seja na casa de familiares ou de um amigo ou até mesmo um abrigo fornecido pela prefeitura municipal;

- Não ande em áreas alagadas e não transite com seu veículo, pois essas águas podem ter obstáculos;

- Não deixe crianças brincando em águas inundadas e nem reaproveite essas águas, pois elas podem estar contaminadas e podem provocar doenças;

- Separe remédios, roupas e itens essenciais, além de água e alimentos;

- Se houver sinal de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local de risco.

Em situações de risco, acione o CBMSC pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Erval Velho / Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação
VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...