Outubro chegou com muita chuva em Santa Catarina. As primeiras tempestades começaram no dia 3 de outubro e até esta sexta-feira (20), várias cidades do Estado foram atingidas. A situação fez com que uma grande operação fosse realizada no território catarinense pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), que atendeu 2.142 ocorrências causadas pelo tempo.
Para reestabelecer as condições nas regiões atingidas, os bombeiros utilizaram caminhões do tipo Auto Tanque para limpeza das vias, bem como os caminhões de Forças-Tarefa para o transporte de alimentos, materiais e doações.
Em algumas cidades foi necessário o corte de árvores e desobstrução de ruas, para que a situação voltasse ao normal.
Segundo o CBMSC, essa foi a maior operação realizada pela corporação, que contou com mais de dois mil atendimentos em todas as regiões. Além disso, toda as equipes de FT (Forças-Tarefas) do CBMSC foram acionadas., o que nunca havia ocorrido antes, desde 2011, ano de criação das equipes de forças-tarefas.
Ocorrências atendidas pelos bombeiros
O CBMSC usou 375 viaturas (incluindo caminhões e aeronaves) para 2.142 atendimentos. Cerca de 159 munícipios foram atendidos por 1.632 bombeiros.
A resposta estratégica
Os bombeiros destacaram que, desde o início do mês, mantiveram uma colaboração com as demais entidades catarinenses. À medida em que as chuvas se intensificaram e começaram a atingir o Estado, o CBMSC acionou o Centro de Monitoramento da corporação, isso já no dia 3 de outubro.Conforme os bombeiros, o resultado desta ação foi um quadro de informações estratégicas, com acompanhamento em tempo real das ocorrências, o status das equipes em campo e a situação geral do estado.
Nos dias seguintes, os catarinense passaram a contar ainda com ajuda das Forças-Tarefas e de aeronaves: Arcanjo 3 e Arcanjo 01, que foram enviadas para ajudar nos resgates em áreas atingidas.