AVANÇAS DA MEDICINA - 11/11/2023 09:47

Médicos anunciam o 1º transplante de olho inteiro na história

Operação aconteceu com sucesso em um hospital de Nova Iorque
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Médicos de um hospital de Nova Iorque anunciaram na quinta-feira terem realizado em maio o primeiro transplante de um olho inteiro da história da Medicina. O transplante de córnea, a camada frontal transparente do olho, é uma cirurgia relativamente comum, mas desta vez foram transplantados o globo ocular, os canais sanguíneos que o irrigam e o nervo óptico que deve conectá-lo ao cérebro para fazer o olho funcionar.

Por enquanto o olho não funciona, e é impossível saber se algum dia o paciente conseguirá enxergar, mas a cirurgia é um passo histórico rumo à solução para a deficiências visuais graves.

"Não estamos afirmando que vamos restaurar a visão. Mas não tenho dúvidas de que estamos um passo mais perto", disse o cirurgião Eduardo Rodriguez, chefe do setor de cirurgia plástica do NYU Langone Health, centro médico onde a intervenção ocorreu.

O paciente é Aaron James, de 46 anos. Morador de Hot Springs, no Arkansas, ele trabalhava para uma empresa de linhas de energia em junho de 2021, quando foi eletrocutado em um acidente, perdendo o braço esquerdo. O olho esquerdo, danificado, doía tanto que precisou ser removido.


Fonte: Correio do Povo
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...