De acordo com a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo), mais de 470 mil pessoas ainda podem receber valores referentes aos Planos Econômicos dos anos 1980 e 1990, em 2023. A quantia é proveniente das perdas causadas pelos planos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Os próprios responsáveis pela conta ou seus herdeiros podem se beneficiar com os acordos, que variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil.
Em entrevista para a Infomoney, a diretora da Febrapo, Ana Carolina Seleme, disse que muitas pessoas podem nem saber que têm direito a esse dinheiro. “Alguns dos responsáveis pelas contas que entraram com processos relacionados aos planos econômicos nas décadas de 1980 e 1990 já são falecidos, então seus herdeiros podem receber o valor”, relatou. “Optando pelo acordo, um processo que tramita há 20, 30 anos, pode ser finalizado em até 15 dias”, complementou.
O Acordo dos Planos Econômicos, é resultado de negociações que envolveram a Febrapo, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Febraban, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Banco Central do Brasil, ele foi homologado em 2018 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais de 300 mil pessoas já se beneficiaram com o acordo, que tem adesão voluntária e gratuita. Para saber se você tem direito aos valores, basta entrar em contato com a Febrapo pelos números 0800 775 5082 / (11) 3164-7122, que pode auxiliar na consulta.
Pagamento em até 15 dias úteis
Segundo a Febrapo, os poupadores e herdeiros que fazem a adesão recebem o pagamento em até 15 dias úteis após o acordo ser aceito. Caso contrário, terão que esperar, sem garantia de recebimento, já que as ações judiciais de ressarcimento referentes ao caso estão suspensas pelo STF por prazo indeterminado.