OPERAÇÃO ROTA DO VINHO - 07/12/2023 13:56

Operação da PF desarticula organização criminosa responsável por contrabando de vinho

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Vera Cruz (RS), Santo Cristo (RS), Três de Maio (RS), Santa Rosa (RS), Palhoça (SC) e Goiânia (GO)
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07), a operação Rota do Vinho, para desarticular uma organização criminosa que importava, revendia, transportava e distribuía vinhos de origem estrangeira, sem controle sanitário e documentação legal de importação.

No total, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Vera Cruz (RS), Santo Cristo (RS), Três de Maio (RS), Santa Rosa (RS), Palhoça (SC) e Goiânia (GO). As investigações tiveram início com a apreensão, em maio de 2021, de aproximadamente duas mil garrafas de vinho de origem estrangeira, sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a licitude do ingresso no país.

A partir daí, a Polícia Federal identificou uma organização criminosa que importava vinhos da Argentina pela região de Porto Vera Cruz e posteriormente organizava o transporte, armazenamento e distribuição destes produtos para os estados de Santa Catarina e Goiás.

As cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, normalmente com a identificação do produto como suco de uva, e eram mantidas em distribuidoras até seguirem para o consumidor final. Os investigados na operação Rota do Vinho responderão pelo crime de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 22 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Destaca-se que a importação ilegal de vinhos, além dos prejuízos fiscais que acarretam a sonegação de milhões de reais em impostos, ainda permite a entrada no Brasil de produtos sem qualquer controle das autoridades sanitárias, podendo causar malefícios a saúde de quem os consome.

Fonte: SCC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...