Uma tempestade na Argentina deixou um rastro de destruição em parte do país. O temporal aconteceu entre a noite de sábado (16) e a madrugada deste domingo (17). Foram registradas 13 mortes, incluindo uma criança.
A tempestade na Argentina deixou centenas de postes e árvores caídos.
Na cidade de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, os ventos chegaram a 180 km/h. O telhado de um clube, onde acontecia um torneio de skate, desabou. Segundo o jornal Clarín, 13 pessoas morreram, inclusive uma criança.
O prefeito da cidade, Federico Susbielles, classificou a tempestade como “devastadora” e lamentou as “consequências dolorosas”. Neste domingo, ele afirmou que ainda havia riscos e pediu que a população ficasse em casa.
Na capital, Buenos Aires, parte do cenário de uma festa desabou. O evento era realizado no Hipódromo de Palermo. No local, ao menos 15 pessoas ficaram feridas.
As rajadas de vento superaram os 140 km/h e derrubaram mais de 360 árvores em Buenos Aires. Segundo a emissora de TV C5N, cerca de 400 mil unidades estavam sem energia elétrica.
Veja alguns registros da tempestade na Argentina:
#BuenDomingo Terrible #Tormenta #Tornado #Huracan sobre #CABA y #AMBA Así se avanzaba sobre la Avenida Libertador, en Zig Zag, por la caída de árboles. En muchos lugares de la Provincia de Buenos Aires los destrozos fueron mayores. pic.twitter.com/npZapZUGrh
19:30h| Tormenta muy fuerte en Bahia Blanca. La ciudad esta sin luz pic.twitter.com/1YMSojHSi5
Durante a madrugada, um avião que estava estacionado no Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao bairro de Parlemo, foi arrastado pelo vento, conforme reportagem no portal R7.
Temporais em Santa Catarina:
A instabilidade no tempo também foi sentida em Santa Catarina, no sábado (16). Um vendaval atingiu o município de Seara, no Oeste de Santa Catarina, deixou casas e galpões destelhados.
A Defesa Civil emitiu um alerta para um risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a condições meteorológicas na próxima segunda-feira (18), a partir da tarde, em Santa Catarina.