Pelo menos seis cidades do Oeste de Santa Catarina sofreram estragos com chuvas intensas e ventos fortes. A mais afetada foi Ponte Serrada, onde em apenas uma hora choveu 66 milímetros, conforme a Defesa Civil regional de Xanxerê.
Casas e comércios foram afetados pela água que rapidamente subiu e tomou conta das ruas. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram acionados para atendimentos nas ruas Onirio Leão Algueiro e Frei Caetano.
A Defesa Civil continua fazendo o levantamento de danos e prejuízos. Segundo o órgão, não há abrigos abertos para desalojados.
Outros danos na região
Outra cidade afetada foi Bom Jesus, onde ventos fortes derrubaram árvores e destelharam casas e até escolas e creches. Foram entregues cerca de 600 metros quadrados de lona para os afetados. A Defesa Civil suspeita que o fenômeno tenha sido um vendaval.Em Ipuaçu, ocorreu destelhamento de um barracão de ordenha na Linha Bela Esperança. Os danos ainda estão sendo levantados.
Na SC-480, em São Domingos, uma árvore caiu na pista. Na BR-282, em Xaxim, também houve queda de árvore. Não há informações sobre a situação do trânsito.
Xanxerê também teve alagamentos pontuais na área central.