No ano passado, foram entregues 2.132.790 passaportes no intervalo de 11 meses, o que representa um aumento de 6,5% na quantidade de emissões.
número oficial de todo o ano de 2023 será divulgado apenas em janeiro de 2024, segundo informa a Polícia Federal.
O crescimento da confecção de passaportes e a retomada do mercado de viagens internacionais também são confirmados pelo aumento dos gastos de brasileiros no exterior. Entre janeiro e outubro, foram desembolsados US$ 12,3 bilhões (o equivalente a R$ 60 bilhões), o maior valor de despesas desde 2019.
"Não há uma recuperação sobre tudo o que foi perdido nos anos da pandemia, mas 2023 foi extremamente promissor, positivo e muito agradável", relata ela, que comemora o aquecimento do mercado para viagens nacionais e internacionais.
Os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também indicam a perda de força do segmento de atividades turísticas, que encolheu 1,1% em outubro, ante o mês anterior. Mesmo com a queda, o ramo ainda figura em patamar 5% acima do registrado em fevereiro de 2020, o último sem o impacto da pandemia na economia