Em uma conversa sobre o balanço de 2023 e as projeções para 2024, o presidente afirmou que o transporte ferroviário é importante para o transporte de grãos para a região.
“Tem um projeto que é importante, que é uma ligação de Chapecó para a Cascavel para o pessoal do Oeste receber um insumo importante para a produção de frango, que é o milho. Nós temos uma deficiência [de milho], não somos autossuficientes”, pontuou.
A construção da ferrovia está incluída no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal. O projeto foi elaborado pela TPF Engenharia. A licitação pública, sob a modalidade de leilão, será lançada assim que todas as licenças ambientais forem obtidas. A concessão para operar o futuro trecho está prevista por um prazo de 99 anos.
O trecho Cascavel-Chapecó foi alvo de um estudo de viabilidade patrocinado por várias entidades empresariais, incluindo Acic, Fiesc, Faesc, Ocesc, Sindicarne, Facisc e ABPA. O governo do Paraná, em colaboração com o Governo Federal, planeja licitar a construção dessa parte da ferrovia a partir do início de 2024, com a expectativa de envolver consórcios nacionais e internacionais.