O ano de 2024 começou violento em Santa Catarina, com registro de quatro assassinatos e cinco tentativas de homicídios entre a manhã e a noite de segunda-feira, 1° de janeiro. O balanço das ocorrências é da Polícia Militar catarinense.
O primeiro registro criminoso do ano foi já nas primeiras horas de de segunda-feira, em Caçador, no Oeste de SC. Por volta das 2h30min, um homem de 24 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio após se envolver em uma briga e ser baleado na panturrilha. Ele foi encaminhado ao hospital.
Uma hora mais tarde, em Florianópolis, houve registro de uma dupla tentativa de assassinato na praia de Ponta de Canas. As vítimas, dois jovens de 24 anos, relataram aos agentes que estavam na praia e foram pegar um barco. Ao tentarem colocar na água, foram impedidos e ordenados a colocarem o barco no local de onde tiraram. Neste momento, começou uma briga e, em seguida, um dos envolvidos sacou uma arma de fogo e disparou seis vezes, sendo uma das vítimas atingida no quadril e outra na perna.
Em São José, na Serra, ocorreu outra tentativa de homicídio, por volta das 4h. A vítima, um homem de 39 anos, deu entrada no Hospital Regional da cidade com ferimento por disparo de arma de fogo. Ele relatou aos policiais que estava em uma festa em um bar e, quando estava de saída, discutiu com um desconhecido que sacou um revólver e atirou em sua direção.
Já ao final da manhã, em Balneário Piçarras, cidade do Norte catarinense, um homem de 68 anos foi morto pelo próprio sobrinho. De acordo com a PM, o idoso foi encontrado dentro de casa com diversos cortes e hematomas no rosto. O suspeito chegou a fugir do local, mas acabou preso. A motivação do crime teria sido um suposto desentendimento entre os familiares.
Em Treze Tílias, no Oeste, um homem de 42 anos e uma mulher de 41 foram encontrados mortos dentro da própria casa, por volta de meio-dia e meio O casal tinha marcas de tiros pelo corpo. A autoria do crime, assim como a motivação, seguem sendo investigados.
Em Corupá, no Norte de SC, uma pessoa foi morta e a outra ficou ferida. Dois homens, de 34 e 33 anos, foram baleados após uma discussão com um suspeito, ainda não identificado. A vítima de 34 anos não resistiu aos ferimentos e morreu.
Por fim, em Araranguá, no Sul do Estado, um jovem de 17 anos foi encontrado baleado por volta das 23h50min no bairro Divineia. Equipes de socorro foram acionadas, mas o adolescente não resistiu e morreu ainda no local. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga.