Reprodução
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta terça-feira (09), que o Voa Brasil irá beneficiar dois públicos: aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni). As passagens irão custar R$ 200.
A previsão, ainda de acordo com o ministro, é que 600 mil estudantes possam participar do projeto. No caso dos aposentados, o benefício será limitado para aqueles que ganham até dois salários mínimos. Além disso, as passagens a R$ 200 só serão vendidas para quem não tiver viajado de avião nos últimos 12 meses. Mesmo assim, a estimativa é de que 20 milhões de aposentados estejam aptos a participarem do programa.
A previsão é de que o Voa Brasil seja lançado oficialmente no fim de janeiro ou início de fevereiro. De acordo com o ministro, o investimento público seria apenas “o diálogo”. Silvio Costa Filho destacou que o governo também trabalha para tentar combater os aumentos abusivos das passagens. Entre as medidas, a redução da querosene do avião, que já baixou 19%, e iniciativas para reduzir o número de ações na Justiça contra as empresas aéreas.