Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) mostram que o gasto médio do consumidor catarinense caiu no Natal de 2023. Pela primeira vez na série histórica (que compila dados desde 2018), este valor ficou abaixo do gasto na Black Friday.
Os dados foram divulgados pela Fecomércio nesta quinta-feira (11). Conforme o relatório, o ticket médio das compras de Natal ficou em R$ 448,26, considerando todas as empresas entrevistadas. Em relação a 2022, o valor caiu 7,6%.
Gasto médio no Natal nos últimos anos
Pela primeira vez, segundo a Fecomércio, o ticket médio foi menor no Natal que na Black Friday (R$ 582,89). Uma pesquisa anterior mostrava que mais da metade dos catarinenses quis aproveitar os descontos da Black Friday para adiantar as compras de Natal, o que pode ter influenciado a redução do gasto médio.
Mesmo menor, o Natal permanece acima do gasto no Dia dos Pais (R$ 327,51); Dia das Mães (R$ 321,66); Dia dos Namorados (R$ 316,17); Dia das Crianças (R$ 256,13); e Páscoa (R$ 215,72).
Cidades que gastaram mais
A pesquisa ainda traz o gasto médio por cidade avaliada (Blumenau, Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages). Neste Natal, o consumidor de Blumenau gastou mais, R$ 630,96, acima da média estadual. Em Chapecó, o gasto foi menor: R$ 313,22. Veja por cidade:
- Blumenau: R$ 630,96- Itajaí: R$ 537,04
- Criciúma: R$ 469,71
- Média estadual: R$ 448,26
- Florianópolis: R$ 435,86
- Joinville: R$ 410,79
- Lages: R$ 313,83
- Chapecó: R$ 313,22