Velho Problema - 18/01/2024 20:45

SC tem 11 rodovias com pontos críticos de infraestrutura, diz estudo da CNT

As rodovias de SC tiveram 34 pontos críticos mapeados pelo levantamento, mais do que o dobro de 2022
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Buracos grandes, erosão na pista e falta de sinalização estão entre os problemas apontados (Foto: Divulgação)

Santa Catarina tem 11 rodovias com pontos críticos como buracos e quedas de barreira sobre a pista. A conclusão é do levantamento Radar CNT do Transporte — Pontos Críticos 2023, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

As rodovias de SC tiveram 34 pontos críticos mapeados pelo levantamento, mais do que o dobro do que os 18 locais de atenção registrados na edição anterior, de 2022. O resultado retoma o patamar do Estado no levantamento de dois anos atrás, em 2021.

Apesar disso, o número representa pouco mais de 1% de todas as 2,6 mil situações problemáticas encontradas em rodovias de todo o país. Nacionalmente, a quantidade de pontos críticos ficou estável, repetindo praticamente o mesmo resultado do estudo de 2022 — foram apenas 38 pontos críticos a mais em todo o país no último ano.

As ocorrências de buraco grande (13), em que o tamanho é igual ou maior que um pneu de veículo de passeio, e de erosão na pista (11) respondem pela maioria dos pontos críticos encontrados nas rodovias de SC. Na comparação com a malha viária analisada em todos os Estados no levantamento da CNT, o Estado teve a 10ª menor densidade de pontos críticos por quilômetro avaliado, com quase um ponto crítico a cada 100 quilômetros. O caso mais problemático foi o do Acre, com média de 28 pontos críticos a cada trecho de 100 quilômetros.

A SC-350, entre Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, e Porto União, no Norte de SC, passando também pelo Vale do Itajaí, aparece como a rodovia catarinense com maior número de pontos críticos, com 11 registros. Desse número, 10 são buracos considerados grandes e um caso é de erosão na pista. Em 10 deles a sinalização é considerada inexistente segundo o levantamento da CNT, e em um ocorre sinalização deficiente. Em nenhum dos locais foram avistadas obras em andamento para correção dos buracos.

A BR-280, que liga de São Francisco do Sul a Porto União, é a segunda rodovia do Estado e a primeira via sob gestão federal com mais registros apontados — são sete pontos críticos, todos de erosão na pista.

Em números absolutos, SC teve o 13º melhor resultado em quantidade de pontos críticos identificados. Minas Gerais, com 403, e Acre, com 385, tiveram as situações mais comprometidas segundo o levantamento. O destaque positivo é o Distrito Federal, que não teve pontos críticos, e a Paraíba, com apenas um registro.

Ano teve estabilização de pontos críticos no país

A CNT estima que sejam necessários R$ 4,88 bilhões de investimentos para resolver os problemas nas rodovias apontados no levantamento de 2023. Mais da metade seria para correção de quedas de barreiras e adequação ou reconstrução de pontes estreitas.

Apesar disso, o relatório final da entidade aponta que o ano de 2023 foi marcado por uma retomada de crescimento dos investimentos públicos em construção, manutenção e recuperação de rodovias no país. Prova disso seria o valor de R$ 15 bilhões aprovados no orçamento para investimentos no sistema rodoviário, R$ 11,4 bilhões a mais do que o ano anterior. A entidade acende um alerta porque o valor aprovado para investimentos de 2024 é 4,5% menor do que o presente no orçamento do ano passado.

“Com a redução do orçamento da União em infraestrutura de transporte previsto para o próximo ano (2024), caberá ao poder público aprofundar as relações de colaboração com a iniciativa privada, contemplando concessões e parcerias público-privadas17, com o objetivo de ampliar os investimentos na malha rodoviária”, pontua a entidade, em um trecho do relatório sobre o estudo.

Chuvas agravam pontos críticos de rodovias em SC

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), Dagnor Schneider, cita que o agravamento de pontos críticos em rodovias pode ser explicado por questões como o aumento das chuvas nos últimos anos, em especial em 2023.

— A gente tem tido um aumento das chuvas e deslizamentos mais recorrentes, então isso aliado a um passivo que temos em termos de manutenção nos últimos 10 anos, a cada ano com menos investimento em manutenção e recuperação da malha rodoviária, fez com que chegássemos a um cenário crítico — avalia o dirigente, que cita o fato de o Estado ter a menor malha per capita pavimentada do país e aparecer em rankings de piores rodovias.

Na avaliação de Schneider, o Estado corre risco de ter limitação no crescimento econômico pela falta de infraestrutura adequada. Ele reconhece ações definidas por ele como “robustas” que vêm sendo feitas atualmente ao citar o programa Estrada Boa, lançado ano passado pelo governo de SC, mas alerta que as ações ainda estão aquém do que o Estado precisa.

— Há também uma limitação em termos de empresas para poderem executar as obras demandadas. Então, agora é [ter] um pouco de paciência e continuar cobrando ações estratégicas do governo federal e estadual para que tenhamos os avanços que o Estado precisa, inclusive na questão das concessões rodoviárias, que são inevitáveis — avalia, citando o exemplo do Paraná, que concedeu mais de 3 mil quilômetros de rodovias nos últimos anos.

Estado destaca programa para revitalização de rodovias

A Secretaria de Estado da Infraestrutura de SC destacou à reportagem o lançamento do programa Estrada Boa, que visa restaurar e revitalizar a condição de rodovias catarinenses, e informou que encerrou o ano passado com 28 rodovias em obras. Entre elas, está uma operação tapa-buracos na SC-350, que aparece no estudo da CNT como a com mais pontos críticos. Outras obras são um elevado no Distrito Industrial de Joinville, e a elevação da pista no cruzamento da SC-477 com a BR-470, em Indaial, local que costumava sofrer com alagamentos em períodos de chuva.

No total, o novo pacote estadual contemplará trabalhos em 60 vias estaduais, em 25% do total da malha viária estadual (1,5 mil quilômetros de extensão), com investimento de R$ 2,1 bilhões.

Rodovias com mais pontos críticos em SC

- SC-350: 11 (10 casos de buracos grandes, uma erosão na pista) – 10 com sinalização inexistente e 1 deficiente, todos sem obras
- BR-280: 7 (Todos erosão na pista)
- BR-470: 4 (3 casos erosão na pista, 1 queda de barreira)
- SC-305: 3 (2 casos de buracos grandes, uma queda de barreira)
- SC-157: 2 (Todos queda de barreira)
- SC-477: 2 (1 queda de barreira, 1 categoria “outro”)
- BR-163: 1 (1 queda de barreira)
- BR-285: 1 (1 categoria “outro”)
- SC-135: 1 (1 queda de barreira)
- SC-480: 1 (1 buraco grande)
- SC-486: 1 (1 queda de barreira)

Fonte: Radar CNT do Transporte – Pontos Críticos 2023

Fonte: ND+
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