NOVA PRAGA - 23/01/2024 09:25

Pesquisadores identificam nova praga de pastagens em Santa Catarina

Espécie foi identificada no Oeste do Estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Espécie foi vista pela primeira vez em Santa Catarina em janeiro e fevereiro de 2023 (Foto: Epagri/Ciram, Divulgação)

Em um estudo publicado em 9 de janeiro na revista Neotropical Entomology, pesquisadores do Brasil e Estados Unidos identificaram uma nova praga nas pastagens de Santa Catarina. Segundo a pesquisa, houve “surtos populacionais impressionantes” da espécie cigarrinha, de nome científico Metadelphax propinqua, no Oeste de Santa Catarina. As informações são do g1 SC. 

Foi a primeira vez que o Brasil identificou a espécie nas gramas-bermudas, planta usada para alimentar o gado. Por se tratar de uma praga nova no país, os pesquisadores ainda não tem ferramentas para o manejo.

Ainda segundo os pesquisadores, a espécie solta uma secreção que pode causar o desenvolvimento de um fungo. A cigarrinha foi encontrada pela primeira vez no Estado em janeiro e fevereiro de 2023. 

— Contudo, a maior preocupação reside no fato de que essa espécie é reportada como vetora de importantes fitopatógenos para a grama-bermuda e para outras espécies de plantas cultivadas, incluindo o milho — alerta Leandro do Prado Ribeiro, pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 

Além de Leandro, os estudos contaram com as análises  dos pesquisadores Fábio Nascimento e Eduardo Gorayeb, do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do professor Charles Bartlett, da University of Delaware, dos Estados Unidos. 

O especialista completou ainda que a cigarrinha tem a capacidade de transmitir doenças, especialmente vírus, tanto para espécies forrageiras (gramíneas) quanto para culturas anuais, como o milho.

— Ou seja, (a cigarrinha) ao se alimentar de uma planta contaminada, ela adquire os microrganismos e transmite para outras plantas sadias — fala. 
Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...