Os mandados de prisão são decorrentes de diversas investigações relacionadas à prática de furtos de automóveis na região de Caibi/SC, bem como de uma investigação referente a furto à residência no mesmo local.
O trabalho policial conseguiu demonstrar que os autores estavam mancomunados para a prática de crimes patrimoniais, principalmente a subtração de automóveis pertencentes à Prefeitura Municipal de Caibi/SC. 4 (quatro) dos 6 (seis) carros efetivamente furtados (consumados) pelos investigados pertenciam ao ente público municipal e apenas 1 (um) deles retornou intacto.
Posteriormente, na madrugada de 23 de agosto de 2023, os mesmos autores novamente invadiram o pátio da Secretaria de Saúde e tentaram subtrair sem êxito um FIAT/Pálio. Na sequência, conseguiram furtar um Ford Ká Sedan e fugir na direção de Palmitos/SC, momento em que capotaram o carro causando sua quase completa destruição.
Na noite de 30 de outubro de 2023 um dos autores ainda subtraiu um Hyundai HB20 particular em Caibi/SC, deslocou até Palmitos/SC, abandonou o carro por falta de combustível e furtou outro veículo, um FIAT Strada pertencente à cooperativa Cooper A1, com o qual fugiu na direção de Chapecó, onde novamente bateu o carro colidindo em outro veículo, ocasião na qual foi flagrado pela polícia por ter ficado preso no automóvel capotado.
Na noite de 31 de dezembro de 2023, tentaram arrombar um Fiat Doblô sem sucesso e, após, subtraíram do pátio do Departamento de Estradas e Rodagens local um Ford Fiesta, veículo este que foi levado para a região de Iraí no Estado do Rio Grande do Sul e, até o momento, não foi recuperado.
Paralelamente a todos esses crimes, um dos homens ainda invadiu uma residência em Caibi/SC em 9 de outubro de 2023, subtraiu dinheiro e vários objetos do local e permaneceu habitando clandestinamente o imóvel por quase 20 (vinte) dias, quando sua presença foi percebida por vizinhos e flagrada pelo filho da moradora, uma senhora idosa que estava viajando para visitar familiares. Na ocasião, o autor conseguiu fugir antes do acionamento da polícia.
A Polícia Civil ainda trabalha com a hipótese de um novo furto (o décimo crime) de veículo ter sido praticado por um dos investigados em 17 de janeiro de 2024, caso ainda sob investigação.
O trabalho foi realizado pela Delegacia de Polícia do Município de Caibi/SC com o apoio da Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos/SC.