O Hospital São José implantou no Centro Cirúrgico o Pit Stop da Cirurgia Segura, com o objetivo de dar maior segurança ao paciente na admissão para procedimentos cirúrgicos, reduzindo assim riscos cirúrgico, que prioriza o tratamento humanizado, com qualidade e segurança.
A equipe de Humanização juntamente com a equipe multiprofissional idealizou de uma forma lúdica e humanizada a checagem de todos os itens de preparo cirúrgico do paciente. O Pit Stop ou cheklist cirurgia segura são verificações realizadas desde a admissão do paciente para a cirurgia, preparo e encaminhamento ao centro cirúrgico. O objetivo é fortalecer as etapas essenciais de verificação antes do procedimento como: nome do paciente, jejum, alergias, pré-anestésico, pulseira de identificação, local da cirurgia, termo de consentimento, nome do médico, adornos e se está fazendo uso de antibiótico.
No momento da admissão no centro cirúrgico a enfermeira ou técnico de enfermagem verificam os itens no hall da entrada que conta com os adesivos de identificação nas paredes e portas. “Durante esse período após a implantação do Pit stop percebemos que os pacientes se sentem menos ansiosos para a cirurgia e mais seguros quando percebem e participam desse processo de verificação de cirurgia segura com menos riscos”, destacam.
Muitos hospitais pelo Brasil já adotaram a ideia para fazer de forma lúdica e humanizada o cheklist de todos os itens de preparo cirúrgico e por meio da aplicação do SAEP- Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória. Dessa forma, Pit Stop vem reforçar os controles antes do paciente entrar efetivamente no espaço do Centro Cirúrgico, caso haja inconformidades será corrigida, promovendo a redução de erros no momento da admissão do paciente antes de entrar na sala cirúrgica que aumenta a segurança e qualidade no atendimento, explicou Gerente de enfermagem Marlice Ropke.