A Apple emitiu um alerta aos seus consumidores, aconselhando-os a não dormirem próximos aos seus dispositivos enquanto estão sendo carregados.
Esta recomendação surge após a empresa atualizar o manual do iPhone em setembro de 2023, destacando os potenciais perigos de manter o celular em contato prolongado com a pele durante o processo de carga.
iPhone pode superaquecer
De acordo com a empresa, o aquecimento do aparelho, cabos ou carregador durante o carregamento pode causar irritações na pele ou até mesmo ferimentos. A prática de colocar o celular debaixo do travesseiro durante o carregamento é fortemente desencorajada.“Evite o contato prolongado do cabo e do conector de carga com a pele quando o cabo de carga estiver conectado a uma fonte de alimentação, pois isso pode causar incômodo ou lesões. Evite situações como dormir ou sentar sobre o cabo ou o conector de carga”, afirma a empresa.
As diretrizes da Apple estão em conformidade com as recomendações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que alerta contra o carregamento da bateria do celular em ambientes confinados, devido ao potencial de superaquecimento, que pode resultar em incêndio ou explosão.
Recomendações para o carregamento
O manual da empresa detalha os métodos de carregamento recomendados, enfatizando a importância de manter o celular virado com a tela para cima, em uma área bem ventilada, longe de objetos como lençóis e travesseiros.Além disso, a Apple fornece instruções sobre o uso seguro de cabos, adaptadores de alimentação e carregadores sem fio.