ECONOMIA - 18/03/2024 14:57

Onda de calor faz Brasil bater novo recorde de consumo de energia

Sistema Interligado Nacional registrou carga de 102.478 MW na última sexta-feira (15); demanda vem crescendo desde novembro de 2023
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A onda de calor que atingiu o Brasil na última semana fez com que o consumo de energia elétrica batesse um novo recorde no país.

Às 14h37 da última sexta-feira (15), a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a aproximadamente 102.478 MW, patamar superior aos 101.860 MW registrados no dia 7 de fevereiro — último recorde.

O aumento da demanda de energia ocorre devido ao maior uso de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Isso porque a massa de ar quente está fazendo com que as temperaturas cheguem a até 40°C em alguns estados, além de provocar um tempo seco. No Rio de Janeiro, por exemplo, a sensação térmica chegou a 62,3°C no domingo (17).

“Desde novembro de 2023, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, em função das ondas de calor”, disse o SIN.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a onda de calor siga até quarta-feira (20), com temperaturas acima da média na maioria do Brasil.

Posteriormente, na quinta-feira (21), o país deve receber uma frente fria, que irá baixar as temperaturas e ocasionar fortes chuvas em estados das regiões Sul e Sudeste.

Cuidados no calor

Em meio ao forte calor, especialistas alertam para perigos à saúde, sobretudo para pessoas vulneráveis.

A recomendação é evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, manter a hidratação, usar roupas leves e utilizar protetor solar. Veja outras dicas:

- Busque abrigo em locais com sombra;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Faça exercícios físicos nos horários em que o sol não esteja tão forte;

- Prefira uma alimentação leve, sem gorduras ou frituras;

- Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.

Em caso de insolação, que ocorre devido ao superaquecimento do corpo, geralmente causado pela exposição prolongada ao sol ou esforço físico em altas temperaturas, a recomendação é colocar os pés para o alto e usar bolsas de gelo nas axilas, atrás da nuca e na virilha.

Refrescar o corpo pulverizando água também pode ajudar.

Fonte: SBTNews
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...