Um jovem de 18 anos foi preso em flagrante por maus-tratos na segunda-feira (18) suspeito de agredir a facadas três cachorros de um vizinho em Florianópolis. Um dos animais morreu enquanto outros dois seguiam internados até a manhã desta terça. Não cabe fiança.
O caso ocorreu no bairro Santa Mônica no período da tarde. "Pulou o muro e esfaqueou os animais que durante um ano o irritavam", resumiu o delegado Cleber Serrano.
O tutor dos cães, João Mário Dumoncel Hoff, disse ao g1 que levou os cachorros ao veterinário. O cão mais velho, Malo, que morreu após uma cirurgia, foi esfaqueado três vezes. Guapo, outro dos cães, foi atingido duas vezes, enquanto a fêmea, Gaya, foi golpeada uma vez.
Em depoimento, o suspeito disse ter agredido os cachorros por ter se irritado com eles. "Motivo fútil, simples irritação por causa dos latidos", declarou o delegado. A faca usada no crime foi apreendida.
O crime de maus-tratos contra animais tem pena prevista de dois a cinco anos de prisão, conforme Serrano.
O que diz o tutor
Hoff relatou que é tutor de uma família de quatro cachorros da raça cocker americano. Ele mora em uma casa germinada e tem problema há cerca de seis meses com uma vizinha que se incomoda com o barulho dos animais.Os cães que foram feridos são pai e dois filhos. A mãe dos filhotes não estava na casa no momento do crime.
O tutor foi informado das agressões pela polícia. Ele estava na academia e voltou para casa. Imediatamente levou os animais feridos ao veterinário.