ALERTA QUE DEU ERRADO - 27/03/2024 20:56 (atualizado em 27/03/2024 21:02)

Homem filma tentativa de golpe pelo WhatsApp e acaba caindo mesmo assim

Vídeo viralizou; veja dicas para se proteger e evitar ser vítima deste tipo de esquema
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Homem teve a conta no Whatsapp roubada quando tentava gravar vídeo de alerta para as redes sociais. Reprodução / Divulgação

Um homem recebeu uma ligação que ele sabia ser uma tentativa de golpe e, por isso, decidiu filmar a conversa. Mesmo assim, acabou sendo enganado. O caso viralizou nas redes sociais.

No vídeo, o homem registra uma ligação recebida pelo WhatsApp em que uma voz masculina oferece a ele a oportunidade de participar de um sorteio. Com o objetivo de denunciar o golpe, o homem diz que aceita participar da promoção.

A voz então explica que a vítima receberá um número da sorte na tela do celular. O homem questiona qual seria o prêmio recebido caso ele fosse vencedor do sorteio. A voz informa que o ganhador receberia um mês de banho e tosa gratuito, além da oportunidade de pedir R$ 3 mil no Pix.

Nesse momento, o golpista informa que está gerando o código da sorte com seis dígitos que deve aparecer na tela do celular da vítima. Na tela, aparece a mensagem “insira este código de confirmação no seu celular novo” e uma senha de seis dígitos.

A voz então solicita que a vítima informe os números. Após atender ao comando, uma mensagem aparece na tela do celular informando que a conta do WhatsApp havia sido desconectada.

Roubo e clonagem de contas

O golpe do roubo e clonagem de contas não é novo e já fez muitas vítimas nos últimos anos. Após assumir o controle do aplicativo de mensagens ou da rede social das pessoas, o passo seguinte dos criminosos geralmente é pedir dinheiro aos contatos.

A sequência de números solicitada pelos criminosos é a senha necessária para que o WhatsApp seja cadastrado com o número da vítima em outro smartphone. Se a pessoa estiver com a confirmação em duas etapas desabilitada, sua conta já será tomada nesse momento.  

Em alguns casos, quando a proteção está ativada, o criminoso adiciona uma nova etapa ao golpe, entrando em contato com a vítima se passando por um membro da equipe de suporte do WhatsApp.

Por esse motivo, especialistas ressaltam a necessidade de ativar a confirmação em duas etapas para se proteger desse tipo de golpe. Além disso, é recomendável que o e-mail utilizado nessa etapa não seja mantido logado no aparelho e que o PIN do celular não seja compartilhado com outras pessoas. Além disso, caso seja vítima de um golpe, é fundamental que o caso seja registrado junto à Polícia Civil presencialmente ou pela delegacia online.

Como ativar a confirmação em duas etapas no WhatsApp

Vá até configurações e clique em "conta";
Entre em "configuração em duas etapas";
Clique em "ativar";
Escolha uma senha de seis dígitos e clique em "avançar";
Confirme o PIN;
Adicione seu endereço de e-mail e, em seguida, o confirme;
Clique em "salvar" e decore sua senha.

Fonte: Gaúcha/ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...