Saúde em Alerta - 03/04/2024 22:01

Aumento dos atendimentos deixa emergências dos hospitais superlotadas no Oeste de SC

HRSP de Xanxerê atendeu cerca de 240 pacientes nas últimas 24h. Hospital da Criança de Chapecó registrou um aumento de 70% nos atendimentos
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Hospital Regional São Paulo fica localizado em Xanxerê - HRSP/Divulgação/

Nas últimas semanas, hospitais da região Oeste de Santa Catarina registraram o aumento dos atendimentos e a superlotação em alguns locais. O Hospital Regional São Paulo de Xanxerê segue superlotado e o Hospital da Criança em Chapecó divulgou um comunicado urgente com o aumento de 70% nos atendimentos.

Na terça-feira (2) o HRSP (Hospital Regional São Paulo) de Xanxerê informou que a superlotação em todos os setores do hospital continua. Ao todo, 245 pacientes foram atendidos nas últimas 24h.

O Coordenador da Emergência do HRSP, Vinicius de Moraes, afirma que a gravidade dos atendimentos aumentou nos últimos dias. “Além do alto fluxo de casos leves, também registramos aumento de casos mais graves”.

Alerta para os atendimentos

A direção do hospital ressalta que todos os pacientes que procuram o local são atendidos conforme a classificação de risco. A instituição reforça que sempre que possível, as pessoas procurem um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e consultórios.

Classificação de risco

Ao chegar na Emergência, todos os pacientes são classificados conforme a gravidade clínica, para acesso à avaliação médica, exames e internação. O objetivo é realizar a identificação dos pacientes que precisam ser tratados com prioridade e aqueles que têm condições de aguardar por atendimento com segurança.

Hospital da Criança em Chapecó

Nesta semana, o HC (Hospital da Criança) divulgou um comunicado urgente sobre o aumento no número de atendimentos. Conforme a nota, os atendimentos aumentaram em 70% se comparado ao mês de março deste ano.

Os atendimentos no local também ocorrem por meio da classificação de risco. “Esta tendência inesperada demanda atenção imediata de nossa equipe para garantir a prestação de cuidados médicos adequados e oportunos aos pacientes”, completa o HC.

A principal causa do aumento são os sintomas respiratórios.

Hospital Regional do Oeste em Chapecó

Conforme os últimos dados divulgados pelo HRO (Hospital Regional do Oeste), todas as UTI’s registram a lotação máxima. Confira:
- UTI adulto: 20 leitos ocupados (100%)
- Pediátrico: 5 ocupadas e 1 em atendimento que aguarda vaga
- UTI Neonatal: 10 ocupadas e 1 em atendimento que aguarda vaga

Hospital São Camilo em Concórdia

Conforme a assessoria do Hospital São Camilo, os atendimentos seguem normais. O local tem 22 leitos ativos e 21 estão ocupados.

Hospital Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste
O Hospital Terezinha Gaio Basso possui oito leitos de UTI ativos e todos estão ocupados, conforme a assessoria do local.

Joaçaba e Caçador

O Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba também está com a emergência superlotada. Conforme o local, o número de atendimentos e a gravidade no setor de urgência e emergência aumenta todos os dias. Dos 19 leitos de UTI ativos, três estão disponíveis e pertencem ao estado.

O Hospital Maicé de Caçador, no Meio-Oeste de SC, está com 100% das ocupações da UTI.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...