Vinte e oito bombeiros de Santa Catarina especialistas em busca e resgate em ocorrências de enxurradas e inundações foram enviados ao Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas do temporal que deixou ao menos dez mortos e 21 desaparecidos até às 11h desta nesta quarta-feira (1º).
As sete equipes com quatro bombeiros cada foram equipadas para atuarem principalmente em busca e resgate nas áreas encobertas pela água das chuvas e para intervenção em locais com deslizamento. Os socorristas devem chegar ao estado gaúcho nesta manhã.
De acordo com a Defesa Civil do RS, 77 municípios foram afetadas com estragos provocados pela chuva. Casas e pontes, foram destruídas e árvores e encostas desabaram. Moradores e animais ficaram ilhados.
Na noite de terça-feira (30), o governo federal enviou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para sobrevoar a região de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária em busca de vítimas. A BR-290, principal ligação da Região Metropolitana à Fronteira Oeste, está bloqueada após a pista ceder em Eldorado do Sul.
Os enviados ao Rio Grande do Sul fazem parte do grupo Força-Tarefa (FT). Os socorristas têm treinamento especializado e estão espalhados em diversas regiões de Santa Catarina.
No início de abril, quando houve temporais na Grande Florianópolis, Oeste e Serra, as equipes foram acionadas para atendimentos relacionados a quedas de árvores em residências ou vias públicas, pessoas ilhadas, resgate de pessoas em locais de difícil acesso, ocorrências de alagamentos ou enxurradas, e até de deslizamentos.